Benefícios do chá mate

Um antigo remédio contra a ressaca, o chá-mate pode prolongar a juventude, alem de acelerar o metabolismo.

Colocar o chá mate na dieta só traz benefícios. Ele inibe o envelhecimento celular, ou seja, prolonga a juventude. Além disso, é rico em cafeína que acelera o metabolismo e ajuda a queimar as gordurinhas indesejadas, tornando-se um ótimo aliado de quem quer emagrecer. A cafeína também é um importante estimulador do sistema nervoso central, que atua também deixando a pessoa mais alerta e acordada.

Imagem: Fotolia

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, puderam conhecer o mate e colocaram a bebida em sua dieta, por ela ser ótima aliada na cura da ressaca. Com isso, a erva saborosa, se espalhou por todo país e ganhou diversas formas de ser consumida. Hoje,  o mate pode ser consumido como tererê, chá-mate quente ou gelado ou ainda como chimarrão. Embora inicialmente o chá só tenha sido difundido por ser gostoso e grande aliado de quem ingeriu bebida alcoólica, com a realização de diversos estudos científicos, as propriedades benéficas do mate foram sendo ampliadas.

Benefícios do Chá-mate 

Colocar o chá-mate na dieta só traz benefícios. Ele inibe o envelhecimento celular, ou seja, prolonga a juventude. Além disso, é rico em cafeína que acelera o metabolismo e ajuda a queimar as gordurinhas indesejadas, tornando-se um ótimo aliado de quem quer emagrecer. A cafeína também é um importante estimulador do sistema nervoso central, que atua também deixando a pessoa mais alerta e acordada.

 

O chá-mate ainda ajuda a diminuir os níveis de glicose da corrente sanguínea sendo, portanto, recomendado a diabéticos ou pessoas com propensão a desenvolver essa doença. Para quem sofre com o colesterol alto, a ingestão do mate ajudará a cair consideravelmente os índices de colesterol ruim do organismo. Todos esses benefícios citados fazem com que a erva se torne um aliado do bom funcionamento metabólico do organismo humano e em especial, um grande protetor do coração.

 

Seja qual for a maneira preferida de ingerir o mate, colocá-lo na dieta só trará benefícios.

Como Consumir o Mate

É recomendado beber entre 500 ml e 1 litro de chá, tererê, chimarrão ou outra maneira que goste, por dia. O ideal, é que o consumo seja feito 30 minutos após a refeição para que dê tempo do organismo absorver os nutrientes, para que o chá mate venha a colaborar com o funcionamento do intestino e ajude a perder peso.

 

Quem ainda não faz uso dessa erva, deve começar o quanto antes, pois só tem a ganhar.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Saiba quais são os benefícios e utilidades da erva-doce
Saiba quais são
A erva-doce tem muitas funções que não .
Maltodextrina - O que é, seus efeitos e como utilizar
Maltodextrina -
Você sabe o que é Maltodextrina? Saiba o .
Quinoa emagrece? Saiba mais sobre esse alimento
Quinoa emagrece?
Cheia de nutrientes, a quinoa pode ajudar .
Chá Amarelo: veja por que ele emagrece
Chá Amarelo:
O chá amarelo é um poderoso recurso para .
Farinhas do bem diminuem gordura e celulite
Farinhas do bem
Farinhas para emagrecer e combater a .