Quem tem hipotireoidismo pode emagrecer?

COMPARTILHE:

Hipotireoidismo - Mesmo com a baixa produção de hormônios pela tiroide é possível emagrecer. Confira dicas que irão ajudar a driblar esse problema e conquistar uma boa forma.

Hipotireoidismo

hipotireoidismo é o nome que se dá á síndrome causada pela deficiência da tireoide em produzir hormônios. A tireoide é uma pequena glândula que possui uma grande importância para a boa funcionalidade do nosso organismo.

O hipotireoidismo reduz as atividades metabólicas do organismo de forma geral. A tireoide é responsável pela produção de alguns hormônios que estimulam as funções dos órgãos e células, e assim, quando ocorre o hipotireoidismo, todo o corpo entra em um estado crítico.

Um dos grandes problemas de quem sofre com essa doença é com certeza o excesso de peso e a dificuldade de emagrecer, mas o bom é que nem tudo está perdido. É possível sim emagrecer, mesmo para as pessoas que sofrem com essa disfunção da tireoide.

Antes de começar uma dieta alimentar para perder peso, o portador do hipotireoidismo deve procurar um médico para fazer o tratamento de reposição hormonal necessário para o controle da doença, lembrando que é essencial o tratamento, pois o agravamento da doença pode trazer sérios danos ao organismo.

Cálcio e Iodo

Alimentos ricos nesses nutrientes contribuem para o bom funcionamento da glândula tireoide - leite e seus derivados. Os peixes e frutos do mar também possuem grande concentração de iodo e certa quantidade de cálcio por isso inclua na dieta ostras, camarões, lagostas, atum, cação entre outros. Consuma esses alimentos 2 vezes por semana.

O iodo é muito importante na alimentação dos pacientes que sofrem com o hipotireoidismo porque é usado pela tireoide na produção dos hormônios, porém cuidado com os excessos para não prejudicar ainda mais a saúde.

Vitamina D

Pode ser encontrada em grande concentração em cogumelos. Essa vitamina aumenta a absorção do cálcio.

Além desses nutrientes, o selênio, o ômega 3, as gorduras poliinsaturadas, as vitaminas do complexo B e vitamina A são de grande necessidade - as duas últimas citadas ajudam na manutenção do iodo e absorção do mineral pelo organismo.

Fibras

As fibras também desempenham um papel importante aqui, porque elas impedem o aumento de açúcar no sangue e controlam os níveis de insulina.

Além de incluir na dieta alimentos que são benéficos no trato do hipotireoidismo, existem alguns que devem ser evitados.

O cloro presente na água da torneira atrapalha a absorção do iodo, portanto evite o uso dessa água para beber ou cozinhar os alimentos e de qualquer produto que contenha cloro.

Infelizmente a soja e todos os alimentos que possuam grandes quantidades de flavonoides e ácidos fiticos também não são bem vindos ao prato de pacientes com hipotireoidismo, porque esses componentes bloqueiam a absorção de minerais e causam o mau funcionamento da tireoide.

Açúcar, farinha branca e seus derivados e alimentos que contém glúten também devem ser evitados, ou pelo menos consumidos em quantidades mínimas, e alguns alimentos como couve-flor, brócolis e repolho possuem uma substância chamada glicosinolato que pode ser prejudicial à tireoide. Esses alimentos devem ser consumidos em quantidades balanceadas e somente cozidos.

Confira mais alguns alimentos que podem ser consumidos por quem tem hipotireoidismo

Às vezes é difícil saber o que pode ou não comer com tantas restrições, por isso separamos aqui alguns alimentos que são permitidos na dieta dukan e também são benéficos para a manutenção da tireoide. Confira:

Algas Marinhas – contém altos níveis de iodo e oferece outros nutrientes como selênio e proteínas, e possui baixo valor calórico.

Carne Vermelha – embora seja fonte de zinco e selênio, cuidado com os cortes carregados de gordura, e atenção no preparo deste alimento. Procure consumir cozido ou grelhado até 3 vezes por semana.

Aveia – a aveia além de ser rica em fibras é também uma importante fonte de proteína,  contém diversas vitaminas necessárias para a manutenção dos órgãos do corpo. Aproveite para incluir farelo de aveia na sua dieta.

Gema de ovo – esse alimento contém uma quantidade de iodo importante para a glândula tireoide e vitamina D, além de carotenoides, que são matéria prima para a produção de vitamina A.

Chia – essas sementes possuem uma concentração de ômega 3 bem maior do que a encontrada em alguns peixes, e ainda grandes quantidades de cálcio e proteínas. Além disso ela dá a sensação de saciedade e é eficaz nos processos de emagrecimento.

Se você sofre com esse problema do hipotireoidismo e está fazendo dieta para emagrecer, pode seguir essas dicas. Além disso, não deixe de compartilhar conosco sua experiência, e contar como você faz para perder peso.

ASSUNTOS RELACIONADOS

Remédios para Emagrecer – Tomá-los ou não?
Remédios para
A nutricionista Paula Fernandes explica .
Por que não consigo emagrecer?
Por que não
Seguir uma dieta à risca nem sempre é um .
 Chá de Camomila - Um Calmante Natural
Chá de Camomila
O chá de camomila é muito popular no Brasil .
Alimentos com Baixo Índice Glicêmico: O que São e Seus Benefícios
Alimentos com
Alimentos com um baixo índice .
COMPARTILHE:

Entrar

Assine nossa newsletter

YOUTUBE

DISCUSSÕES RECENTES

Mais tópicos »