Da Onde Vem?

O chá verde, chá preto e chá branco são bebidas derivadas das folhas da Camellia sinensis, cultivada na Ásia. Existem vários tipos de chás, mas daremos foco aos chás emagrecedores, verde, preto e branco. Eles são feitos a partir da mesma planta, porém em diferentes áreas e em diferentes estágios de maturidade e com características diferentes.

 

Chá!

Nem todo mundo sabe que o chá também contém cafeína e teofilina. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, enquanto a teofilina facilita a respiração ao estimular o diafragma.

 

Quais são as Propriedades Benéficas do Chá Verde?

É cientificamente comprovado que o chá verde tem um papel importante no aumento das defesas antioxidantes e, portanto, diminui o dano celular causado por câncer (inibe a proliferação), diminui a pressão arterial, e tem atividade antitrombótica, melhora a concentração de lipídios no sangue; atrasa o desenvolvimento da aterosclerose, reduz a formação de cálculos biliares, e tem um efeito neuroprotetor, previne a artrite reumatoide e alivia os sintomas, previne doenças inflamatórias, previne a catarata. No entanto, os polifenóis do chá verde pode causar estresse oxidativo e toxicidade do fígado em altas concentrações. Recomenda-se cautela no uso durante a gravidez.

 

E as Propriedades do Chá Preto?

O chá preto parece prevenir doenças cardiovasculares com os seus polifenóis que bloqueiam a oxidação do mau colesterol que é a causa principal da arteriosclerose. Promove a dilatação coronária melhorando a saúde do coração. Combate a fadiga física e mental aumentando o tempo de reação, acelera a velocidade do cérebro e melhorara a concentração.

 

E Quanto ao Chá Branco?

O chá branco, assim como os outros discutidos até agora, é rico em antioxidantes que reduzem a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular. Previne o câncer de cólon, próstata e estômago, a maioria afina o sangue, melhorando a função das artérias. Reduz a pressão arterial, reduz o colesterol no sangue, aumenta a oferta de colesterol bom e previne o endurecimento das artérias e bloqueio do fluxo sanguíneo. Evita a placa, cáries e mau hálito, protege a pele, deixando-a saudável e brilhante, reduz o açúcar no sangue e previne o diabetes, reduz o estresse e aumenta a energia física, parece acelerar o seu metabolismo, incentivando o corpo a queimar mais gordura.

 

Uma das Maneiras de Reverter o Quadro de Estagnação do Peso.

Na Dieta Dukan, por exemplo, o chá é um alimento concedido desde a primeira etapa, e um dos muitos métodos ante estagnação, utilizado pela comunidade.

De fato, os benefícios destas bebidas são tantos que depois de lê-los será difícil resistir ao impulso de preparar uma xícara e consequentemente, se há ou não eficácia para solucionar a estagnação, o chá ajuda na prevenção diária e também alivia alguns desconfortos que a dieta pode criar ou ajudar a controlar os valores de colesterol.

 

Como Fazer?

Utilize água corrente da torneira e não aquelas que tenham descansado em garrafas.

Evite bules de metal, prefira porcelana.

Utilizar 2 ou 2,5 gramas de chá (cerca de uma colher de chá) para cada porção de 200 ml de água.

Assim que a água começar a ferver, retire do fogo e despeje uma pequena quantidade no bule para aquecê-lo, para o chá preto a água deve ser versada diretamente nas folhas, enquanto os demais tipos é preferível esperar até que a temperatura diminua (70 -85 ° C para chá verde, 65-80 ° C para chá branco); jogue a água previamente no bule e adicione as folhas de chá, feche o bule para não dispersar os aromas, espere 4-5 minutos para o chá preto, enquanto o chá verde e o branco vai levar de 5 a 7 minutos.

 

Uma Nota Muito Importante!

Todos os termogênicos, incluindo o chá, devem ser consumidos com moderação. O excesso pode levar a aceleração dos batimentos cardíacos, agitação e suores, provocando um grande desconforto. Por isso se você faz uso de medicação constante, seja ela qual for, ou se estiver grávida, fale com o seu médico primeiro, para saber se você está liberada para consumi-lo.

 

 

Veja 4 receitas de Chá Dukan clicando na imagem abaixo.