Que tal aproveitar o ar fresco e a natureza para perder uns quilinhos? A corrida pode unir tudo isso, bem estar, saúde e emagrecimento. Saiba como:

A corrida é esporte que pode ser praticado ao ar livre ou em uma esteira dentro de casa ou academia. Além de ser uma grande aliada da saúde, a corrida pode te ajudar a emagrecer.

Para praticar você não precisa equipamentos e nem pagar mensalidades. Você só precisa de um tênis, roupas confortáveis e água!

 

Benefícios que a corrida te oferece

  1. Melhora o sistema cardiovascular.
  2. Melhora a circulação sanguínea.
  3. Grande gasto energético.
  4. Fortalece a musculatura.
  5. Acelera o metabolismo.
  6. Aumenta a resistência.
  7. Diminui o cansaço ao realizar as atividades do dia a dia.
  8. Melhora o nível de colesterol.
  9. Melhora a capacidade cardiorrespiratória.
  10. Ajuda no funcionamento do rim.
  11. Melhora a qualidade do sono.
  12. Proporciona bem-estar.

 

Para ter uma melhor experiência, você precisa ter alguns cuidados:

  1. Passe protetor solar.
  2. Use um boné, chapéu ou viseira e óculos escuros.
  3. Procure lugares com lugar próprio para a prática, como parques e praças.
  4. Leva sempre uma garrafa com água para hidratação.

 

Una corrida e musculação!

Conciliar esses dois exercícios traz muitos benefícios. Fazendo musculação a pessoa irá precisar de um esforço menor para correr, pois a musculatura estará melhor preparada, melhorando seu desempenho de modo geral e aumentando o metabolismo.

Duas ou três idas a academia por semana, para trabalhar a musculatura são suficientes para se preparar para um melhor aproveitamento da corrida.

É importante trabalhar, não só os músculos das pernas, mas também focar nas costas e abdômen. É recomendado também trabalhar o corpo de uma forma global, para a manutenção da massa muscular e equilíbrio entre membros.

A intensidade dos exercícios deve ser de acordo com os seus objetivos, bem como tipo físico e faixa etária.

Você também pode incluir, diferentes atividades como por exemplo: Pilates que ajuda a melhorar a postura e a flexibilidade, que, por sua vez, ajudam na pisada e no posicionamento do corpo durante a corrida.

 

Por quanto tempo correr? Qual a distância? E a velocidade?

Segundo especialistas o ideal seria correr de 3 a 4 dias na semana, durante, em média, 45min por dia. 

Você quer queimar gordura? Então o ideal é correr em ritmo moderado durante um longo período de tempo, a distância deve ser privilegiada em vez da velocidade. Já se você busca fortalecer a musculatura, um ritmo mais acelerado e uma distância menor é mais adequado.

Você pode intercalar as intensidades, em um dia correr de forma mais rápida e uma distancia curta, durante 20 e 30min e em outro, corra uma distância maior, de forma mais lenta, durante mais ou menos 1h. 

Assim além de se queimar mais calorias, a variação de intensidade ajuda a acelerar o metabolismo.

 

Aprenda a respirar!

A quantidade de oxigênio que você precisa durante a realização do exercício varia de acordo com a intensidade. Você precisa inspirar um maior número de vezes e de diferentes maneiras (pelo nariz e pela boca).

Conforme o condicionamento físico vai melhorando, você vai, aos poucos, melhorando sua respiração. Com o tempo você terá mais facilidade para respirar enquanto corre. 

A respiração ideal é feita inspirando 2 vezes pelo nariz e soltando o ar 3 vezes pela boca, tudo de acordo com o ritmo da sua corrida. Com o tempo você passará a respirar, corretamente, de maneira “automática”. 

 

Pós corrida

Depois da corrida é importante fazer alongamentos, assim evitando lesões. Vale afirmar que alongamentos antes do exercícios devem ser feitos também.

O consumo de água é importante também após o exercício,  deve-se além de hidratar o corpo fazer uma refeição leve, para assim repor os nutrientes perdidos.

 

O que fazer para ter um melhor desempenho

  • Faça uma refeição leve duas horas antes do exercício. 
  • Respire adequadamente.
  • Corra regularmente.
  • Beba água durante e após o exercício.
  • Faça aquecimento/alongamento antes e depois da corrida.
  • Aumenta gradativamente o ritmo.
  • Evite treinos excessivamente longos ou intensos. 
  • Descanse bem após o treino.
  • Mescle com a musculação.

 

É sempre aconselhável buscar orientação de profissionais capacitados.