Cálculo de Pontos Diários para sua Dieta dos Pontos

Abaixo você irá calcular quantos pontos deve consumir diariamente, de acordo com a Dieta dos Pontos, para perder peso. Prepare um papel, uma caneta e uma calculadora e vamos aos cálculos!

Primeiro você deve descobrir qual sua Taxa de Medição Basal (TMB), que é a quantidade de calorias que seu corpo gasta em estado de repouso. Para isso use a tabela abaixo.

Após feito o cálculo do TMB, você deverá saber em qual categoria da tabela abaixo se encaixa seu estilo de vida, saberá assim o Fator de Atividade (FA). Após encontrar em qual categoria você se encaixa, pegue o resultado da tabela anterior e multiplique pelo número de uma das primeiras colunas, da tabela abaixo, mulher ou homem.

Feito esse cálculo você descobriu a sua necessidade energética diária. Agora deve converter isso para pontos da Dieta dos Pontos. Para fazer isso você deve pegar o último resultado que você obteve e dividir por 3,6. O resultado dessa conta é a quantidade de pontos que você precisa consumir diariamente para não ganhar peso. Para perder peso, no entanto, devemos consumir menos do que gastamos, portanto os cálculos continuam.

 

Agora iremos calcular o Índice de Massa Corporal (IMC)

Para isso você deve multiplicar sua altura por ela mesma altura x altura, depois pegue o seu peso e divida pelo resultado dessa conta, altura x altura/peso.

Exemplo: Uma pessoa que tem 1,60 de altura e pesa 65kg, a conta será, multiplicando a altura 1,60 x 1,60 = 2,56 agora dividindo o peso pelo resultado anterior 65/2,56 = terá um IMC de 25,4.

 

Agora você, enfim, irá descobrir o seu limite de pontos diários, para isso você deve utilizar a tabela abaixo. Para calcular os seus pontos pegue o resultado do seu calculo de pontos que você precisa consumir para não ganhar peso e subtraia desse valor o número de pontos da tabela abaixo, de acordo com IMC e pronto, você terá o seu resultado de pontos diários para perder peso!