Bolo Pão da Vênus

By dietaereceitas  , ,

julho 10, 2016

  • Yields: 6

Ingredients

4 Colher (es) de sopa de Farelo de trigo

4 Colher (es) de sopa de Farelo de aveia

2 Colher (es) de sopa de Farinha de centeio integral

1 Xícara (s) de café de Soro de iogurte ou água com o sumo de meio limão ou uma colher de sopa de vinagre

1 Colher (es) de sopa de Fermento biológico fresco

1 Colher (es) de sopa de amido de milho

1 ovo inteiro (e caipira, de preferência)

1 Colher (es) de chá de bicarbonato

1 Xícara (s) de café de especiarias com sal ou adoçante, a gosto

1/2 Xícara (s) de café de água morna

Directions

1Misture os farelos e a farinha de centeio com o soro de iogurte ou a água com limão/vinagre. Deixe de molho por pelo menos doze horas. É a primeira fermentação, para pré-digerir o glúten e eliminar o ácido fítico. Isso deixa o pão mais levinho e mais fácil de digerir

2Coe a mistura de farelos + farinha com água e lave em água corrente. Escorra bem, mas não se preocupe, a massa VAI ficar mole. Reserve. (se você usou soro de iogurte, pode pular essa parte, os lactobacilos digerem o ácido fítico e dai não precisa enxaguar)

3Dissolva o fermento biológico no amido de milho Quando ele estiver ficando meio líquido, misture à massa de farelos. Deixe fermentar por pelo menos mais quatro horas. Quando você provar a massa e ela estiver amarga, com um leve cheiro de álcool, pode partir para o próximo passo.

4Agora, misture o ovo, o bicarbonato e a água morna. Misture muito bem a massa, ela vai ficar líquida. Por último, coloque o sal/adoçante e as especiarias.

5Asse por 30 minutos em forno médio.

6Bom apetite!

•Aqui em casa costuma render seis porções para pessoas que estão com fome ou oito pra quem não está com muito apetite. Na foto, eu e minha mãe já tínhamos devorado metade...

•A receita é demorada, mas fica gostosa e macia. Se quiser comer no Cruzeiro, é só tirar a farinha de centeio.

•O fermento biológico precisa de um carboidrato simples pra digerir e fermentar a massa. Geralmente as pessoas usam açúcar, mas eu substitui pelo amido de milho e deu certo.

• A primeira fermentação é pro pão cair mais leve no seu estômago. Todos os grãos têm um antinutriente chamado ácido fítico na casca. Ele causa irritação no intestino e prejudica a absorção de zinco, ferro e cálcio. Por isso que muita gente se queixa de prisão de ventre quando começa a dieta e acha que o problema é o glúten.

Deixando os grãos e farinhas de molho em um meio ácido, esse antinutriente é anulado. Se usar soro de iogurte ou kefir, os lactobacilos digerem pra você. A maioria das pessoas que tentou desse jeito melhorou demais a digestão.

00:00

0 Reviews