Quando a dieta vira obsessão

Será que sua dieta virou obsessão? Descubra nesse artigo.

Quando a dieta vira obsessão

 

Ainda está para existir a mulher que esteja perfeitamente satisfeita com todos os aspectos da sua vida. Se o cabelo é liso devia ser encaracolado, se é encaracolado devia ser liso, se é branca devia ser morena, se é baixa queria ser mais alta, ou então é alta demais, e por aí vai. Em relação ao peso, então, é difícil uma mulher estar satisfeita – ainda existe um pneuzinho aqui e ali, ou uma celulite escondida em algum lado.

Quando vira obsessão

Esse tipo de mentalidade pode levar ao aparecimento de obsessões, pois quando nos focamos demasiado em um aspecto que pensamos que é negativo, acabamos por ignorar o contexto e os fatores envolvidos. Isso é típico com a dieta: uma pessoa planejou perder 10 quilos e conseguiu, mas agora acha que afinal devia ter sido mais e quer perder mais 2 ou 3 quilos. E começa a obcecar, a seguir por caminhos que não são saudáveis para perder aquele peso, e por vezes até se descuida de outros aspectos da vida, só por que não consegue estar satisfeita com aquilo que já conseguiu.

 

Isso se chama obsessão, e não é saudável e nunca deveria ser encorajado. A obsessão com o controle alimentar pode levar a graves distúrbios, como anorexia e bulimia, com a obsessão com malhação, etc., e ao primeiro sinal de tais sintomas, é essencial sair dessa rota, e até mesmo procurar ajuda especializada. Todas as outras áreas da vida ficam em falta quando uma pessoa está obcecada: a família sofre, o trabalho tem menos rendimento, na escola as notas baixam, a depressão se instala, pois a pessoa nunca consegue se sentir feliz e satisfeita com o que alcançou.

Fuja da obsessão

Então, fuja da obsessão sempre que puder. O importante é ser saudável, não é ser uma modelo. Nem toda gente tem o mesmo organismo, nem todo mundo tem a mesma estrutura óssea, e francamente, se todas as mulheres do mundo fossem iguaizinhas a Gisele Bündchen, ela já não seria nada especial. Porque o segredo está na variedade, na diversidade!

Hora de pisar no freio

Então pense para você mesmo quando é que é hora de deixar a dieta e pensar em viver mais a vida. Atenção, não é para não fazer dieta, ou usar isso como uma desculpa para não cuidar da alimentação ou do seu corpo, mas sim para perceber quando é que você alcançou os seus objetivos e chegou a hora de pisar no freio. Sim, porque andar em alta velocidade é muito bom e dá muita adrenalina, mas quem anda muito rápido não vai conseguir admirar a paisagem na beira da estrada.