Cardápio para gestantes

Hoje a dica de cardápio vai para as futuras mamães. Confira as sugestões do nutricionista Henrique Lima para gestantes.

Cardápio para gestantes

 

Toda mulher gestante deve ter um acompanhamento profissional para ser suplementada com ácido fólico – nutriente indispensável para que haja a formação do tubo neural -, sem a qual podem ocorrer problemas no desenvolvimento fetal. Na verdade, para aquelas mulheres em idade fértil, que já almejam uma gravidez, o ideal é que essa suplementação seja feita antes mesmo do início do período gestacional.

No início da gestação é comum a ocorrência de enjoos, fator que pode acabar dificultando a ingestão de determinados alimentos, situação essa que pode acabar interferindo no processo do ganho de peso. Além disso, o total calórico necessário para a gestante irá variar, por exemplo, do estado nutricional pré-gravídico. Por todos esses motivos, é imprescindível um acompanhamento com um Nutricionista.

Abaixo, segue um cardápio para gestante com alimentos sugestivos os quais podem ser interessantes para as futuras mães:

Cardápio para gestante

Café da manhã

Batata-doce + ovo poché (feito sem adição de óleo).

Lanche

Banana-prata + nozes

Almoço

Feijão + arroz + salada + frango grelhado (ou carne bovina ou peixe de escamas) + salada (exemplo: brócolis + espinafre + beterraba crua + cenoura) + azeite de oliva + suco de cranberry

Lanche

Mamão papaya com aveia em flocos + castanha-do-pará + iogurte natural integral + água de coco

Jantar

Sopa de frango com legumes

Lanche

Suco funcional (exemplo: abacaxi + couve + hortelã)

 

Esse cardápio não é uma indicação, haja vista que a prescrição dietética é individualizada. Apenas foram listados alimentos fontes em nutrientes interessantes para uma boa nutrição. A dieta ideal é feita por um Nutricionista, após avaliação do paciente.