Queimar muitas calorias, é a resposta para a pergunta do título, não é? Não cara leitora, não é. Queimar calorias é sim importante, mas jamais será tudo! Um treino para emagrecer engloba muita coisa e queimar calorias é a ponta do iceberg. Só a ponta.

Emagrecer não é uma das tarefas mais fáceis. Se você, o mundo não estaria vivendo uma epidemia de obesidade, não é mesmo. Ao contrário do que muitos oportunistas vendem por aí, se aproveitando muitas vezes das fraquezas das pessoas.

Mas falando especificamente do treino para emagrecer, é importante salientar alguns pontos.

 

fan-page-treinamento

 

Treino para emagrecer, por onde devo começar?

 

Pela sua individualidade. Sim, você não é igual a sua celebridade favorita. Você tem particularidades, questões pessoais. Seu corpo se desenvolve e responde aos estímulos, de uma forma única.

A individualidade biológica é um dos fundamentos, que nós educadores físicos, seguimos para montar uma rotina de treinamentos. A pessoa em questão, que receberá o treino, precisa ser avaliada e analisada de forma completa.

Ou seja, aqui, já destruímos os treinos prontos, métodos que usam os mesmos estímulos para todos e grande parte das aulas coletivas. Sim, tenho que te dizer, eles são ineficazes.

– Mas minha amiga emagreceu com uma aula dessas!

Sim, mas os riscos são muito altos. É um preço, que nunca vale a pena ser pago. Se ela tivesse feito um treino individualizado e efetivo, teria emagrecido mais e com mais qualidade.

Sua individualidade deve ser o ponto de partida sempre, na montagem de um treino para emagrecer.

Depois disso, temos a especificidade de seu treino. Ele precisa sempre, ser específico para o que você de fato busca. Um bom treinador, sabe que não podemos alcançar determinados objetivos, se não atacarmos ele de forma correta.

Por exemplo, você até pode fazer apenas aeróbicos para emagrecer. Mas haverá um momento em que a musculação ou qualquer outro treinamento resistido, farão falta. Haverá flacidez, falta de definição muscular, nestes casos. Já falei sobre isso neste vídeo:

 

 

Está confusa até aqui? Calma, vou te ajudar!

 

Treino para emagrecer, o que não pode faltar!

 

Primeiramente, um bom treinador. Ele saberá trabalhar com uma periodização correta, que irá trabalhar com os estímulos corretos. A progressão das cargas e da intensidade, são utilizadas aqui.

Na periodização, que nada mais é do que um planejamento, traçamos as estratégias.

Por exemplo, iniciamos com um treino aeróbico mais volumoso, como a caminhada e seguimos com o aumento dos estímulos, até chegarmos no treino HIIT. Com a musculação, é a mesma coisa. Começamos com movimentos mais naturais e simples, sem tanta carga e priorizando a aprendizagem dos movimentos. Depois disso, começamos a usar mais intensidade e aumentar as cargas.

É fundamental que seu treino seja integral, que englobe membros superiores, inferiores e os músculos do tronco. Ninguém emagrece de verdade treinando sempre os mesmos músculos.

E por fim, seu treino para emagrecer precisa ser constante. Ninguém é milagreiro! Treine o ano todo, de forma planejada e estruturada. Não acredite em fórmulas mágicas ou métodos sem esforço.

Emagrecer sempre será uma batalha pessoal. Determinação e disciplina tem que fazer parte desta caminhada. Caso contrário, você viverá na eterna promessa de emagrecimento!

 

Se quiser, posso te ajudar com minha consultoria online fitness!