Saiba o que comer no seu pós-treino…

 alimentacao-depois-do-treino

Praticar exercício físico é importante para manter a saúde em dia. Isso todos já sabem. Além disso, existe o apelo estético. Uns querem emagrecer, outros ganhar peso (a tal da hipertrofia muscular), outros querem os dois objetivos ao mesmo tempo. Eu me chamo Henrique Lima, sou Nutricionista e vou dar algumas dicas para você!

Qual a importância de selecionar os alimentos no pós treino?

Após finalizar o exercício físico, precisamos repor as energias gastas durante o treino. Mas não é só comer qualquer coisa que encontrarmos pela frente. É importante nutrir-se de forma adequada, além de aproveitar esse momento oportuno em que há uma liberação de diversos hormônios, os quais foram estimulados durante o exercício praticado.

O que comer depois do treino?

Nesse momento, devemos dar atenção especial às proteínas (ou aminoácidos – suas partes constituintes) e não esquecer dos carboidratos. As quantidades respectivas desses nutrientes vão variar de pessoa a pessoa, da modalidade esportiva e de outras variáveis investigadas durante uma consulta nutricional.

Por que ingerir carboidratos e proteínas no pós-treino?

Os carboidratos vão ajudar a repor os níveis de glicogênio (uma reserva energética que costuma ser mobilizada durante uma prática esportiva). Já as proteínas vão ajudar na síntese proteica.

Por isso, se seu objetivo é aumentar massa magra e definição muscular, está aí um elemento importantíssimo no seu pós-treino: as proteínas. Mas se seu objetivo é emagrecimento… Proteínas também! Sabe por quê? Porque as proteínas exercem uma função importantíssima de manter a integridade e elasticidade da nossa pele. Sem a ingestão adequada, uma pessoa que queira emagrecer, por exemplo, pode acabar ficando com aquele aspecto de flacidez indesejável. E você não vai querer isso, não é verdade?

Já para pessoas com problemas renais, a citação feita às proteínas não se aplica. Mas nutri, e as gorduras? Olha, as gorduras até podem ser ingeridas nesse momento, porém não devem ser priorizadas.

Como escolher o suplemento certo?

Muita gente sai desesperada para comprar diversos suplementos só porque começou a fazer algum esporte. Vai com calma… Suplemento só deve ser utilizado mediante a prescrição e orientação de um nutricionista. Isso porque muitas vezes não é necessário gastar uma fortuna de dinheiro, pois uma dieta bem balanceada já pode ser o suficiente para os objetivos pretendidos pelo indivíduo.

Ao mesmo tempo, há suplementos que podem ser ótimos para uns e péssimos para outros. Há casos de pessoas que estão suplementando por conta própria e quando a dieta é investigada, percebe-se que a mesma estava literalmente jogando dinheiro fora com o uso de suplementos de forma desnecessária. Por isso, cada caso deverá ser analisado particularmente por um profissional, uma vez que ingerir os elementos ‘’certos’’, mas nas quantidades inadequadas, no final das contas não haverá êxito do mesmo jeito.

Com um nutricionista, é possível fazer uma refeição pós-treino mais segura e de acordo a contribuir para a obtenção dos seus objetivos.