A albumina é uma proteína de altor valor biológico, pode ser usada como suplemento e ajuda no combate de infecções. Algumas fontes afirmam que o suplemento engorda, mas será que é verdade?

A albumina pode ser usada como suplemento alimentar. Algumas fontes afirmam que o suplemento engorda, porém existem contradições. Saiba como tomar e mais informações sobre a albumina:

Mas afinal, o que é a albumina?

A albumina é um tipo de proteína solúvel em água, seu alto valor biológico é importante para a manutenção e crescimento da massa muscular, além de prevenir a anemia.

Essa substância está presente no plasma sanguíneo, o fígado produz albumina após metabolizar alimentos que possuam grande quantidade de proteína. O corpo usa essa substância produzida pelo fígado para regularizar a pressão osmótica, transportar hormônios e controlar o PH sanguíneo.

Albumina como suplemento alimentar

Embora possa ser usada como suplemento alimentar o que vemos é um exagero muito grande no consumo da albumina e o que é pior, sem orientação médica ou nutricional. Ela é usada por atletas para aumentar a musculatura corporal, porém seu uso indiscriminado pode causar problemas de saúde nos rins e no fígado. Mas esse é ainda um assunto em discussão entre a sociedade médica.

Se utilizada corretamente e sob orientação médica a albumina é uma boa aliada da saúde, ela desempenha um papel importante no combate á infecções, cicatrização de ferimentos e é fonte de energia para o corpo.

Albumina engorda?

Não engorda, mas parece que sim. Se for consumida em excesso ela causa retenção hídrica porque ela possui altas concentrações de sódio em sua fórmula, resultando em inchaço.

Como consumir a albumina

O ideal é consultar um médico para realizar o exame de sangue especifico que identifica os níveis de albumina de cada pessoa, mas normalmente se consome 1 colher  de sopa por dia antes de dormir, ou depois de acordar.

Quem faz uso da proteína já sabe, mas para que ainda não conheço deixo um alerta – o sabor não é o ponto forte da albumina.

Albumina do ovo

A albumina para os suplementos alimentares é extraída através da desidratação da clara do ovo, possui cerca de 54 calorias em uma colher de sopa além da presença abundante de diversos aminoácidos, minerais e vitaminas. Ela também pode ser encontrada em alimentos como o ovo, batata e carne.

Lembre-se de sempre consultar um médico para garantir o uso correto e resultados positivos para sua saúde.

Você já conhecia a albumina? Faz uso dessa substância? Quais os resultados positivos ou negativos que teve?