A alcachofra tem sido usada há muitos anos como um ajudante no emagrecimento, tanto pelo seu baixo valor calórico como pelas suas propriedades nutricionais. Confira como você pode usar a alcachofra para emagrecer.

A alcachofra emagrece, tem ação antioxidante, regula o metabolismo e muito mais. Confira esses e outros benefícios e de quebra aprenda como adiciona-la nas suas refeições

Foto: Marzia Giacobbe – Fotolia.com 

A maneira mais rápida e eficiente de tirar proveito das propriedades emagrecedoras da alcachofra é usando-a como substituto de comidas ricas em calorias, como batatas, massa, arroz, etc. Uma porção de 100gr de alcachofra tem cerca de 44 calorias, enquanto uma quantidade igual de batata chega a ter 77 calorias, ou seja, quase o dobro! Assim, ao substituir um alimento calórico pela alcachofra, você estará ingerindo menos calorias, o que contribui para o emagrecimento.

Benefícios da Alcachofra para o Emagrecimento

À parte do seu baixo valor calórico, a alcachofra também possui qualidades-chave que a tornam muito apropriada para quem buscar emagrecer. Confira:

Alta quantidade de fibra

A alcachofra tem cerca de 4.5 gramas de fibra insolúvel por cada 100 gramas, que ajuda a promover a saciedade, eliminar toxinas e ajudar com o bom movimento intestinal, sendo que tudo isso estimula o emagrecimento.

Alcachofra diminui o açúcar no sangue 

Dada a sua grande quantidade de fibras, a alcachofra promove uma digestão mais lenta, sendo que assim os açúcares de uma refeição são lançados na corrente sanguínea em menor quantidade e durante mais tempo, o que ajuda o emagrecimento ao diminuir o apetite em geral, e também o desejo por doces.

Ajuda a combater o colesterol LDL 

Estudos científicos comprovaram que alguns compostos ativos amargos presentes na alcachofra têm a capacidade de reter o colesterol e expulsá-lo do organismo, através do estímulo da bile do fígado. Essa ação também ajuda o organismo a absorver menos gorduras, o que ajuda no emagrecimento.

Ajuda a eliminar a retenção de líquidos

Graças a ser um estimulante dos rins, dado que a alcachofra é rica em potássio. Esse efeito pode resultar no emagrecimento de vários quilos!

Alcachofra é rica em vitaminas

A alcachofra tem vitamina C e K em abundância, o que tanto ajuda a combater infecções como também promove a saúde dos ossos e do cérebro.

Grande fonte de importantes minerais

Rica em ferro, que promove a formação de glóbulos vermelhos, potássio que ajuda a regular a pressão arterial, e cálcio para a formação e manutenção dos ossos.

Fonte de antioxidantes

Todos sabemos o quando importantes os antioxidantes são para promover a renovação saudável das células. É aqui que a alcachofra é campeã, sendo uma excelente aliada ao combate do envelhecimento precoce.

Ajuda a afinar o metabolismo

Através das vitaminas do grupo B presentes na alcachofra, todo o metabolismo fica mais regulado, o que ajuda a promover o emagrecimento saudável. Ela também é rica em ácido fólico, sendo assim uma grande aliada de quem estiver pensando em engravidar.

Como Consumir a Alcachofra?

Embora pareça complicado, na verdade é bem simples: basta cozer em água abundante, retirar as “pétalas” e consumir o “coração” que sobrar, ou então retirar as pétalas do vegetal cru e fatiar o que sobrou, fazendo um refogado, ou usando de maneiras semelhantes a como você usaria repolho. A alcachofra é considerada por muitos como um alimento gourmet, sendo muito usada na culinária italiana e francesa.

Atenção para quem segue a dieta Dukan: a alcachofra está no grupo dos permitidos com limitações nos dias de Cruzeiro PL, e deverá ser limitado a um máximo de 200 g, uma vez por semana.

Você já sabia que a alcachofra ajudava a emagrecer? Ela faz parte do seu cardápio? Compartilhe conosco as suas receitas e opiniões!
{module [28]}