Já imaginou como seria bom um chocolate que não engorda? O chocolate de Alfarroba é uma excelente alternativa ao chocolate comum já que ele possui propriedades bem diferentes do cacau.

Imagem: Fotolia

Farinha de Alfarroba

Alfarroba é uma planta nativa da costa do Mediterrâneo, sua vagem marrom escura possui um sabor adocicado e é usada na indústria alimentícia. As sementes da Alfarroba são transformadas em uma farinha que substitui o cacau.

A farinha de alfarroba pode ser usada em diversas receitas como pães, bolos, tortas e acrescentada á farofas, saladas, sucos e também substitui o chocolate em pó.

Propriedades da Alfarroba

A alfarroba possui sabor semelhante ao chocolate e um valor nutritivo elevado além de não conter alguns ingredientes abundantes no cacau como a cafeína, o glúten e lactose o que torna o chocolate de alfarroba próprio para se consumido por intolerantes e alérgicos á glúten e lactose.

A alfarroba possui 0,7 % de gordura enquanto o cacau contém 23 % porém o cacau possui 5% de açúcar e a alfarroba uma grande quantidade de açucares naturais como a glucose, sucrose e frutose. Por isso não necessita adição de açúcar nos derivados da alfarroba.

A alfarroba é uma alimento de alto valor nutritivo:

  • Contém vitamina A que é essencial para a saúde da pele, para o crescimento de dentes e ossos e boa para a visão.
  • Vitamina B1 que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Melhora ainda a saúde mental e contribui para o raciocínio rápido.
  • Vitamina B2 que metaboliza proteínas, gordura e carboidratos no organismo.
  • Cálcio, Magnésio, Ferro e quantidade balanceada de Potássio e Sódio são minerais encontrados na alfarroba.

Apesar de conter uma grande quantidade de açucares o valor calórico da alfarroba é bem baixo devido à quantidade quase imperceptível de gordura e alta concentração de fibras naturais. Essa fibras naturais da alfarroba trazem muitos efeitos benéficos para a digestão e o funcionamento do intestino.

Segundo estudos recentes a alfarroba possui índices antioxidantes muito maior que o do vinho e semelhante ao azeite. E o poder de absorção do colesterol das fibras da alfarroba é o dobro da capacidade de outras fibras.

Existe a possibilidade do extrato de alfarroba ser usado futuramente na fabricação de medicamentos para combate ao câncer.

Chocolate de Alfarroba

É possível encontrar bombons e barras de chocolate á base do pó de alfarroba. Mas apesar da alfarroba não possuir quantidades elevadas de gordura é rica em açucares o que a torna um alimento calórico, porém menos calórico que o chocolate de cacau. Além disso, os chocolates e bombons de alfarroba muitas vezes contêm outros ingredientes na sua composição principalmente os que são recheados com coco, banana, cereja entre outros. Fique atento ás calorias que esses ingredientes podem trazer para a alfarroba.

O chocolate da alfarroba não contém adição de açúcar apenas seu açúcar natural.

É recomendável consumir apenas 25 gramas por dia da farinha de alfarroba ou uma barra de chocolate de 25 gramas que possui 116 calorias.

Onde Comprar a Alfarroba?

Você pode comprar os produtos de alfarroba em lojas especializadas em produtos dietéticos e naturais. Existem lojas de chocolate que oferecem o chocolate de alfarroba. Na internet é mais fácil encontrar os produtos de alfarroba e também diversas receitas com a farinha. Uma barra de 100 gramas de chocolate de alfarroba custa em média R$12,00 reais. E a farinha pode ser comprada por aproximadamente R$10,00 reais cada 200 gramas.

Alfarroba na Dieta Dukan 

A alfarroba pode ser consumido apenas na fase consolidação.

Aproveite e experimente hoje mesmo o chocolate de alfarroba que pode ser um ótimo aliado contra a vontade de comer doce durante a dieta.

Você já conhecia a alfarroba? Se já experimentou nos conte o que achou do sabor.