O alho é um dos temperos mais usados na alimentação dos brasileiros. Além de dar um gostinho na comida ele contribui para o emagrecimento. Confira esse e outros benefícios do alho.

O Alho é um dos temperos mais usados na alimentação do brasileiro, além de deixar um sabor muito bom na comida, é um importante aliado nutricional.

O alho é um dos temperos mais usados na alimentação dos brasileiros. Além de dar um gostinho na comida ele contribui para o emagrecimento. Confira esse e outros benefícios do alho.

O consumo diário do alho aumenta ainda mais no inverno, em épocas em que a gripe e o resfriado são mais frequentes, pois ele fortalece o sistema de defesa do organismo, deixando-o mais protegido da gripe. O alho é cheio de nutrientes como: Vitamina A; Vitamina B1; Vitamina B2; Vitamina C; Cálcio; Enxofre; Iodo; Magnésio; Selênio; Sódio; Zinco.

Indicações para o Consumo

O ideal é consumir entre 600 e 900 mg de alho por dia. Isso equivale a aproximadamente um dente de alho grande diariamente. O alho ajuda a regular a pressão arterial, estabilizar a glicemia sanguínea, baixar o colesterol e ainda fortalecer o organismo no combate aos vírus, às bactérias e aos fungos.

 

A melhor forma de ingerir o alho é cru, em molhos de salada, por exemplo. Quando cozido, ele perde muitas propriedades. O alho deve ser macerado e ingerido depois de 10 minutos de sua maceração. Esse período de repouso do alho serve para que a ação da aliinas ocorra e para que ela converta a aliina existente no alho em alicina. Essa alicina que ajudará o organismo a se proteger.  Quem quer perder peso precisa incluir o alho na dieta, pois ele é um alimento termogênico como a pimenta e acebola.

Chá de Alho

Se você não gosta de ingerir o alho cru, pode fazer o chá de alho. É importante ressaltar que nesse caso, o chá ajudará apenas a controlar o colesterol e não a perder peso. Quem quer emagrecer deve comer o alho  diariamente.

Para fazer o chá de alho, basta amassá-lo e ferver uma xícara de água. Coloque a água e o alho em uma caneca e tampe por 10 minutos. Beba antes de deitar.