Alimentos antioxidantes são aqueles que contém substâncias químicas que combate a oxidação das moléculas impedindo assim a formação dos radicais livres.

Os Alimentos Antioxidantes combatem os radicais livres evitando o envelhecimento da pele e o surgimento de algumas doenças. Além disso, eles são grandes aliados na sua dieta. Saiba mais!

Os alimentos antioxidantes desempenham um papel muito importante na saúde do nosso corpo, agindo contra a formação dos radicais livres. Os radicais livres causam a degradação e até mesmo a morte das células tendo como resultado o envelhecimento da pele e o mau funcionamento dos órgãos assim como o surgimento de algumas doenças.

Nosso corpo produz radicais livres apenas realizando funções comuns como respirar e digerir alimentos para a produção de energia, por isso consumir alimentos antioxidantes é muito importante para manter a saúde geral do nosso organismo. Alimentos antioxidantes além de manter a saúde ainda são uma ajuda extra para cuidar da beleza e conservar a juventude.

Alimentos Antioxidantes

Vamos conhecer alguns alimentos antioxidantes que podem ser incluídos em nosso cardápio diário combater os radicais livres e oferecer muitas vitaminas e nutrientes:

Chá verde é rico em polifenois que são poderosos antioxidantes esse chá possui uma grande fama nas dietas porque ele ajuda a perder peso devido ao seu efeito termogênico. O chá verde é também eficiente contra a retenção de líquidos.

Aveia um cereal de alto valor nutricional e muito saboroso, o farelo de aveia é um grande aliado nas dietas e combate o colesterol, este alimento é rico em fibras solúveis que diminui a gordura no sangue e contribui para o bom funcionamento do intestino.

Azeite de oliva mais um alimento antioxidante que traz benefícios como a diminuição do colesterol ruim aumento do bom colesterol, é eficiente também para controle dos triglicerídeos.

Cacau ele possui um tipo de antioxidante que são as catequinas e procianidinas que são importantes contra processos vasculares e agem também como anti-inflamatórios.

Frutas cítricas possuem alta concentração de vitamina C que é um antioxidante muito importante para nosso corpo, além de combater os radicais livres contribui para a absorção de nutrientes pelo organismo.

Linhaça essa semente é rica em ômega 3 e 6 possui ação anti-inflamatória e melhora a imunidade. É um alimento bem completo em vitaminas e fibras que contribui para o emagrecimento e cuida do coração e melhora a diabetes, pois elimina a glicose do sangue.

Tomate rico em licopeno este alimento ajuda a combater alguns tipos de câncer, ele possui também vitamina C, A e vitaminas do complexo B e muitos minerais.

Peixes como Salmão, sardinha, Atum e Arenque são antioxidantes e possuem grandes quantidades de ômega 3, são alimentos de baixa caloria e fonte proteína magra.

Suco de uva integral a casca da uva possui um poderoso antioxidante chamado resveratrol ele combate os radicais livres e impede a oxidação das gorduras além de combater doenças do coração.

Açafrão (cúrcuma) este tempero além de ação antioxidante possui ação anti-inflamatória previne doenças da pele como acne e controla a diabetes.

Cenoura rica em betacaroteno traz benefícios para a visão, possui vitaminas A, C B3 e B2 e os minerais fosforo, potássio, cálcio e sódio. Possui apenas 40 calorias em 100 gramas.

Pepino um legume rico em vitaminas e minerais constituído em grande parte por água é também uma fonte de fibras. Possui ação anti-inflamatória, calmante, laxativa e estimulante.

Beterraba essa raiz de sabor adocicada pode ser consumida crua ou em diversos pratos cozidos, com ela é possível preparar sucos, saladas, sopas e conservas. Rica em vitamina A e complexo B além de ácido fólico é um alimento que fortalece o sistema imunológico.

Quanto Consumir  os Alimentos Antioxidantes

O ideal é sempre comer porções variadas de todos os tipos de alimentos assim garante uma alimentação saudável e a quantidade necessária de diferentes vitaminas para o organismo.

Receitas de Sucos Antioxidante

Suco de Tomate

Ingrediente
1 tomate.
1 goiaba vermelha.
4 ameixas.
4 morangos.
200 ml de água.

Preparo
Bata tudo no liquidificador ou processador de alimento

Suco de Manga e Cenoura

Ingrediente
1 manga pequena ou metade de uma grande.
1 cenoura.
1 rodela de limão.

Preparo
Bata tudo no liquidificador com água e gelo se desejar.

Suco de Uva

Ingrediente
1 cacho de uva rubi.
1 beterraba.
1 colher de polpa de açaí.

Preparo
Bata com 150 ml de água coe e adicione gelo á gosto.

Você já conhecia o poder benéfico desses alimentos? Quais alimentos antioxidantes você costuma consumir diariamente?