A TPM atinge a maior parte das mulheres antes e durante o período menstrual. Neste período é comum sentir irritabilidade, instabilidade psicológica e emocional, ansiedade e o desejo por alimentos doces e gordurosos. Mas existem alguns alimentos que apesar de dar uma sensação de alivio e prazer instantaneamente após seu consumo causam muito mais mal do que bem, aumentando os sintomas da TPM.

A TPM atinge a maior parte das mulheres. Ansiedade e o desejo por certos tipos de alimentos são muito comuns. Conheça 4 alimentos que pioram os sintomas da TPM e evite o consumo.

Foto: Antonio Gravante – Fotolia

Conheça os Alimentos que Pioram os Sintomas da TPM

Chocolate – o alimento preferido na TPM é altamente gorduroso com altos níveis de açúcar e gordura trans, além de acabar com qualquer dieta e prejudicar a saúde só piora os sintomas da TPM.  Isso porque além de gordura e açúcar que podem provocar a hipoglicemia das quais os sintomas são dores de cabeça, tontura, fadiga, oscilação de humor e depressão. O chocolate contém também cafeína que age diretamente no sistema nervoso central aumentando a ansiedade, o nervosismo e mantém a pessoa em estado de alerta impedindo-a de relaxar.

Sugestão: Coma chocolate com 70% ou mais de cacau, sem lactose e sem açúcar, o cacau ajuda a liberar a serotonina hormônio responsável pela sensação de bem estar e prazer.

Alimentos Embutidos – são eles, mortadela, salsichas, presunto e muitos outros de consumo fácil porque dispensa o preparo. São os campeões de sódio, conservantes e corantes químicos responsáveis pela retenção de líquido, inchaço, dor nos seios, irritabilidade entre outros.

Gordura e Fritura – alimentos ricos em gordura animal e carnes fritas são uma péssima opção de cardápio para toda a saúde, mas seus males são redobrados na TPM.  Então fiquem longe de manteiga, sorvetes industrializados, biscoitos, etc. Eles contribuem para as dores de cabeça, cólica e surgimento das terríveis espinhas devido ao aumento na produção de estrogênio provocada pela gordura.

Cafeína – ela só vai piorar a irritabilidade e a ansiedade. Tomar café, chá mate, guaraná e refrigerante é certeza de dor de cabeça, estresse e compulsão alimentar principalmente por doces.

Além desses alimentos bebidas alcóolicas e cigarro devem ser evitados por mulheres na TPM

Como Amenizar os Sintomas da TPM

Do mesmo modo que alguns alimentos podem ser os vilões outros podem nos livrar dos sintomas. Vamos conhecer alguns alimentos que ajudam a combater e aliviar os sintomas da TPM:

Todos os alimentos ricos em triptofano um aminoácido essencial para o corpo humano, ele juntamente com algumas vitaminas é responsável pela produção de serotonina.

Os seguintes alimentos são as melhores fontes naturais do triptofano:

  • Peixe;
  • Banana;
  • Grão de Bico;
  • Leite;
  • Amendoim;
  • Carne de Peru;
  • Castanhas e Amêndoas;
  • Abacaxi;
  • Berinjela;
  • Morango;
  • Feijão;
  • Ervilha, etc.

Além desses alimentos chás calmantes como a camomila, melissa, erva cidreira, exercícios físicos e tomar muita água são pequenas atitudes que melhoram muito os sintomas da TPM.

Você sofre com a TPM? O que faz para amenizar os sintomas da TPM?