Conheça alguns alimentos que podem tirar você da fome sem acabar com a sua dieta. Confira!

Conheça alguns alimentos que saciam a sua fome sem prejudicar a dieta. Confira!

Saiba quais são os alimentos que tiram você da fome sem prejudicar a dieta. Confira!

Controlar a fome e se manter na dieta pode ser um grande desafio para algumas pessoas, principalmente se a dieta for muito restritiva e feita sem o acompanhamento adequado. Essa sensação acontece quando se reduz drasticamente a quantidade de calorias ingeridas anteriormente e se substitui por uma alimentação desequilibrada e por um estilo de vida mais saudável.

Como controlar a fome fora de hora?

Existem algumas estratégias que podem controlar a fome fora de hora, sem abrir mão da praticidade, sabor e, principalmente, com poucas calorias. Veja a seguir alguns alimentos que podem ajudar.

Ingerir fibras: Uma delas é aumentar a ingestão de fibras da dieta, trocando os cereais refinados pelos integrais, como arroz, massas e pães integrais. As fibras permanecem mais tempo no estômago pois demoram mais a serem digeridas, por isso mantêm a sensação de saciedade por mais tempo. Devido ao fato de grande parte das fibras que ingerimos chegarem ao intestino quase intactas, elas também aumentam a absorção de água e auxiliam no bom funcionamento intestinal, o que contribui para o processo de emagrecimento.

Verduras e legumes: Também contêm grande quantidade de fibras, além de vitaminas e minerais. Preencher metade do prato com verduras e legumes e come-los faz com que o nosso organismo se sinta mais satisfeito, além de contribuir para uma menor ingestão calórica. As folhas como alface, couve, chicória, acelga, agrião e legumes como tomate, cenoura, vagem, chuchu e beterraba são pouco calóricos e podem ser consumidos como parte de uma refeição saudável pela população em geral. A outra metade do prato deve ser composta de uma proteína magra, carboidratos como o arroz integral e uma leguminosa, como o feijão, o grão de bico ou a lentilha.

Sementes e cereais: A aveia, a linhaça e o farelo de trigo também combatem a fome durante o processo de emagrecimento e podem fazer parte do cardápio diariamente, juntamente com um aumento no consumo de água.

Outra dica é nunca ficar muito tempo em jejum, pois tendemos a exagerar no momento da próxima refeição.

Frutas: Algumas frutas também podem ser fortes aliadas no processo de emagrecimento, controlando a sensação de fome, principalmente as ricas em água e fibras, como o abacaxi, a melancia, a pera, o mamão e o melão. As frutas secas como a ameixa e o damasco, desde que não sejam em calda, também fazem parte de uma alimentação saudável e que contribui para a perda de peso.

Como consumir frutas no horário das refeições?

Uma opção é acrescentar essas frutas nas suas refeições ao longo do dia, como por exemplo uma vitamina de mamão com aveia e leite de soja ou desnatado no café da manhã, rodelas de abacaxi ou cubinhos de melancia nos lanches, lascas de pera e damascos na salada na hora do almoço e salada de frutas a noite. Sucos combinados de frutas e verduras ou legumes também combatem a fome ao longo do dia, como laranja com cenoura ou abacaxi com couve e gengibre.

Confira alguns alimentos que saciam a fome e não tiram você da dieta

  • Melão em cubos  – 1 xicara  – 49 calorias
  • Melancia – 1 fatia grossa – 86 calorias
  • Pera – 1 unidade pequena – 84 calorias
  • Aveia – 2 colheres de sopa – 60 calorias
  • Mamão – 1 unidade pequena – 68 calorias
  • Abacaxi – 2 fatias finas – 56 calorias
  • Couve – 1 folha – 18 calorias

Gostou do nosso artigo? Você sabia que todos esses alimentos saciam a fome sem prejudicar a sua dieta? Compartilhe conosco a sua opinião!