Conheça os alimentos ricos em cálcio e enriqueça a sua dieta. Confira!

Cálcio – importante na infância e mais ainda na fase adulta. Confira!

Conheça os alimentos ricos em cálcio e saiba os seus benefícios. Confira!

 

O cálcio é muito importante para o nosso organismo. Sua principal função é sustentar os nossos ossos. Mas também garante o bom funcionamento do cérebro como dos músculos.

 

Muitos acreditam que é possível encontrar esse mineral apenas no leite, mas saiba que ele esta presente em vários alimentos, bem como nas frutas.

 

Este mineral se faz tão presente em nosso corpo, que a Organização Mundial de Saúde recomenda 1000 mg por dia de cálcio. O consumo não deve ser feito apenas na infância assim como na fase adulta.

 

Conheça alguns alimentos que apresentam cálcio.

Alimentos ricos em cálcio

Muitos alimentos têm em sua composição cálcio. No Tofu (alimento produzido a partir da soja), por exemplo, é possível encontrar mais cálcio do que no leite.

 

Segundo os nutricionistas é possível absorver melhor o cálcio em sementes e alimentos vivos, entre os quais estão: semente de aveia, chia, gergelim, linhaça, brócolis.

 

Neste sentido, principalmente as verduras são ricas em cálcio. E uma dica é cuidar o modo como se consome estes alimentos. No caso da carne, ela pode impedir uma melhor absorção do cálcio.

 

E quem tem intolerância à lactose deve observar bem a composição dos leites. Por exemplo, o leite de soja não tem cálcio, somente quando é enriquecido. É preciso atentar para esses detalhes, afirmam os nutricionista, porque pode acontecer de você achar que esta consumindo leite e quando vê não há a quantidade de cálcio que seu corpo necessita.

Frutas que contém cálcio

Em algumas frutas você pode encontrar boa quantidade de cálcio, assim como nas verduras.

 

No figo seco é possível ter 162 mg de cálcio por porção de 100 gramas. Há presença de cálcio também em frutas como: kiwi, laranja, ameixa seca, mamão, tangerina e amoras.

 

Na hora de preparar os alimentos, uma dica é, por exemplo, comer couve e feijão no almoço. Outra opção é acrescentar gergelim nas saladas. O peixe também pode fazer parte do seu cardápio se você quiser abstrair boa quantia de cálcio.

Exercícios físicos e cálcio

Praticar uma atividade física parece ser a fórmula perfeita para uma saúde de qualidade. Mas saiba que, fazer um exercício físico como corrida, jogar vôlei, natação, auxilia ainda mais nesta absorção. E não apenas, isso. Um auxilia o outro já que o cálcio garante uma resistência dos músculos para a prática de esportes.

Saiba mais!

  • Após ser dissolvido no estômago, o nutriente demora duas horas para ser absorvido;
  • Para facilitar a absorção de cálcio, é indicado o consumo de vitamina D que auxilia no transporte do nutriente;
  • Alimentos industrializados e refrigerantes prejudicam a absorção de cálcio no organismo. Por isso, quanto menor o consumo, melhor para a sua saúde;
  • Suplementos de cálcio: se você achar que está ingerindo uma quantidade abaixo de cálcio, uma saída é consumir suplementos de cálcio. Mas antes consulte um médico. Estes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.