Você sente dor de cabeça, sonolência, sensação de depressão? Você pode estar com falta de iodo! O iodo é o mineral que estimula a produção de hormônios na tireoide. Saiba mais!

Você sente diariamente dor de cabeça, cansaço, sonolência, falta de ânimo, sensação de depressão? Você pode estar com falta de iodo na sua dieta!

Você sente dor de cabeça, sonolência, sensação de depressão? Você pode estar com falta de iodo! O iodo é o mineral que estimula a produção de hormônios na tireoide. Saiba mais!

Imagem: Fotolia

 

O iodo é o mineral que estimula a produção de hormônios na tireoide, uma glândula fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo. Uma deficiência na tireoide pode causar fraqueza, enfraquecimento de unhas e cabelo, aumento de peso e inchaço, entre outros sintomas, e o iodo é crucial em fases da vida como a gravidez e infância. A solução é consumir alimentos ricos em iodo, conforme vamos mostrar a seguir.

Alimentos do Mar

Os oceanos são a maior fonte de alimentos ricos em iodo, desde algas marinhas, infelizmente raras na nossa culinária, assim como peixes e mariscos. Em termos de algas marinhas, as melhores escolhas serão Kelp, Arame, Hiziki, Kombu e Wakame, sendo que Kelp é o alimento que mais tem iodo natural em todo o planeta! Em termos de peixes, as melhores apostas são o salmão, a sardinha e o atum, que além de ricos em iodo, também possuem excelentes níveis de Omega-3, uma gordura muito boa para a saúde vascular. Para quem gosta de sushi, esta é uma aposta infalível.

Laticínios

O leite e seus derivados são ricos em iodo natural, tendo também a vantagem de trazer em adição muitas vitaminas e minerais essenciais para uma boa saúde da tireoide e da nutrição em geral. Mas atenção que o consumo excessivo de leite e derivados pode causar aumento de peso, devido à gordura presente no leite, e também à dificuldade de digestão que muitos sentem com os laticínios.

Frutos do Bosque

Arando, mirtilo e morango são das frutas que mais possuem iodo na sua composição. Uma unidade de morango, por exemplo, é suficiente para suprir cerca de 10% das necessidades de iodo diárias! E a melhor parte é que estas frutas também são baixas em calorias.

Batatas

Para quem não está de dieta, ou que mesmo estando em dieta pode consumir batata, encontra nesse alimento uma grande quantidade de iodo: cerca de 60/mcg numa unidade cozida com pele! Tendo em vista que a necessidade diária de um adulto é de cerca de 100 a 150mcg de iodo, este alimento assegura pelo menos metade das suas necessidades.

Sal Iodado

Muito comum no Brasil e na maioria dos países desenvolvidos, o sal com aditivo de iodo ajuda a suprir as necessidades de iodo diárias, sendo que o seu consumo como sal de mesa pode ser o suficiente para suprir as necessidades diárias de um adulto. Mas atenção, que excesso de sal faz mal à saúde!

Uma correta quantidade de iodo na sua dieta vai mantê-lo mais alerta, focado, com o organismo funcionando melhor e com o seu metabolismo turbinado. Mas atenção, pois o excesso de iodo na dieta pode ter efeitos nocivos em longo prazo, por isso tente não exagerar no consumo desses alimentos. E se você sofrer de hipertireoidismo, terá que evitar todos esses alimentos para não piorar a sua condição.

Você sabia que iodo era tão importante para a sua saúde? Como você incorpora estes alimentos na sua dieta? Compartilhe conosco as suas estratégias!