Dieta e Amamentação

Amamentação: Conheça os benefícios que são para a mamãe e para o bebê!

Dieta durante a amamentação 

Toda mãe sabe que o leite materno é o alimento mais completo para o bebê, que além de nutrir também fornece proteção contra inúmeras doenças. Além disso, é barato, está sempre disponível e pronto para ser oferecido ao bebê. Mas o que nem todas as mães sabem é que amamentar também traz benefícios para si própria.

Benefícios da amamentação

Além de ser um momento de cumplicidade, afeto e fortalecimento do vínculo mãe-filho, amamentar traz inúmeras vantagens para a mulher. O ato do bebê sugar o seio faz com que o organismo materno libere uma maior quantidade de ocitocina, um hormônio que além de aumentar a produção e saída do leite, também age no útero, fazendo com que ele retome o tamanho original mais rápido, reduz o sangramento pós-parto e aumenta a sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade materna.

Amamentar emagrece?

Até os seis meses de idade, todos os nutrientes que o bebê necessita são adquiridos através do leite materno, não sendo necessário a oferta de água, chás ou outros líquidos, a não ser por orientação de médico ou nutricionista.

 

A produção de leite pelo organismo demanda muita energia, o que faz com que a mãe perca o peso adquirido durante a gravidez mais rapidamente quando está amamentando. Porém, esse gasto de energia precisa ser reposto, então é normal sentir bastante fome quando se está amamentando.

Posso fazer dieta amamentando?

Durante o período em que está amamentando, não convém que a mulher faça dietas muito restritivas, pois os nutrientes que a mãe ingere irão passar para o seu bebê através  do leite.

Dieta para quem está amamentando

A dieta da mãe deve ser variada, rica em alimentos com fontes de cálcio, como o leite e o queijo, de ferro, como as carnes, e de vitaminas e minerais, que são obtidos através de frutas, verduras e legumes. Comer pouco e em intervalos regulares evita a fome, mantém constante a energia que o organismo precisa e previne os excessos na hora da próxima refeição. O metabolismo da mulher fica mais regulado e o equilíbrio da dieta contribui para o retorno do peso de antes da gestação.

Alimentação durante a amamentação

É importante que a mulher inclua na sua alimentação alimentos ricos em gorduras boas, como azeite, castanhas, linhaça e peixes como o salmão e a sardinha, pois isso vai auxiliar no ganho de peso e no bom desenvolvimento do bebê. Beber bastante líquido, principalmente água, água de coco e sucos naturais, também ajuda no aumento da produção de leite e contribui para uma melhor hidratação da pele e para o bom funcionamento do intestino da mulher.

O que não comer durante a amamentação?

Alguns cuidados com a alimentação se fazem necessários para evitar desconfortos para o bebê:

 

  • O ideal é evitar as bebidas ricas em cafeína, como café e refrigerantes, já que podem influenciar negativamente o sono do bebê, causando agitação;
  •  
  • As bebidas gasosas também podem provocar desconforto para o bebê, com o aumento da produção de gases.
  •  
  • O chocolate, por conter grande quantidade de açúcar e gordura não deve ser consumido em excesso.
  •  
  • Alimentos como couve-flor, brócolis e lentilha podem causar cólicas no bebê, por isso a mãe deve evitá-los.
  •  
  • Produtos industrializados, ricos em corantes e sal também são contra-indicados, pois podem causar alergias na criança.

 

Ninguém melhor do que a própria mulher para avaliar o que está comendo que pode estar causando mal estar no seu filho, relatando sempre para o pediatra e nutricionista, para que se façam os devidos ajustes na sua alimentação de modo que não prejudiquem a sua nutrição e o bem-estar e a saúde do seu bebê.

 

Evitar dietas extremas, nem restritas nem com excesso de calorias, é a chave para a saúde da mãe e do bebê. Equilíbrio, variedade e cor são fundamentais na alimentação pós-parto.

 

Mantendo uma alimentação equilibrada, sempre seguindo as orientações dadas pelo profissional de saúde de sua confiança, tanto mãe quanto filho serão beneficiados com saúde e bem-estar.