Sabia que o amaranto emagrece? Alem disso ele combate o colesterol ruim e pode ser consumido por celíacos. Conheça os seus benefícios, pra que serve, como usar e onde comprar esse cereal.

O cereal amaranto é rico em nutrientes, como o ferro, e apresenta benefícios incríveis para a saúde. Também chamado de feijão dos Andes, é rico em proteínas com alto valor biológico, e auxiliador da dieta, com perda de peso de maneira rápida e com saúde.

Sabia que o amaranto emagrece? Alem disso ele combate o colesterol ruim e pode ser consumido por celíacos. Conheça os seus benefícios, pra que serve, como usar e onde comprar esse cereal.

Imagem: Fotolia

Benefícios do Amaranto

De acordo com estudos, o amaranto é funcional, com atuação pelo organismo inteiro, e preventivo para algumas doenças. São muitas vantagens com o consumo, a prevenção da desnutrição, do peso excessivo, e a sensação de saciedade. A farinha do amaranto é recomendada para celíacos, por não conter glúten.

O combate ao colesterol se dá pelas substâncias na composição do amaranto, como fibras, óleo e proteínas. De acordo com pesquisas do Centro Universitário de Vila Velha, o consumo da farinha de amaranto ou de outros itens com base no cereal, proporcionou diminuição do colesterol em até 16 %, em duas semanas.

Propriedades

O amaranto se posiciona a frente da soja e feijão, em relação às proteínas que são superiores, e é comparada à proteína do leite. É um cereal rico em fibras, e também é fonte de fósforo, zinco, cálcio, vitaminas A e C, além do potássio.

A quantidade é grande de ferro na composição do amaranto, e também de lisina; para os nutricionistas trata-se de item com alto valor nutricional. Pelo teor alto das proteínas no cereal, o uso do mesmo para emagrecimento saudável é indicado, pois com o consumo a absorção do açúcar é regularizada.

Indicação

O cereal é indicado para atletas por apresentar propriedades naturais, com auxílio em elevar a massa magra, com ação anti-inflamatória e recuperação dos músculos com exercícios físicos. O fortalecimento do sistema imunológico, e ação contra a hipertensão arterial são evidentes.

Amaranto Emagrece?

O amaranto é um carboidrato complexo com alta concentração de proteína. Esses nutrientes aumentam a sensação de saciedade, diminuindo a fome. Assim como as fibras contidas no cereal, que diminuem a velocidade em digerir, com saciedade prolongada e intestino melhorado.
 

O efeito para emagrecimento do amaranto é interessante, mas é válido lembrar que o mesmo deve ser combinado com dieta equilibrada, e ainda com atividades físicas regulares.

Onde Comprar o Cereal?

O cereal é encontrado nas lojas especializadas de produtos naturais, tanto em flocos, farinhas ou grãos, e com preço acessível.

Como usar?

Para consumir o cereal, é possível em forma de grãos cozidos, sendo interessante a mistura com saladas. E outra maneira, é o cereal em flocos para acompanhar iogurtes, vitaminas e frutas.

Outra opção é a farinha de amaranto no preparo de pães, bolos e biscoito, ou pelas saladas, sopas e molhos. A indicação é ingerir o cereal, ao mínimo, por uma hora anteriormente às refeições, e por dia o limite são 2 colheres de sopa.

Podemos Consumir Amaranto na Dieta Dukan?

O amaranto não é permitido nas duas primeiras fases da dieta dukan.

Você perdeu peso com amaranto? Quanto tempo utilizou e quais foram os seus resultados?