Será que andar de bicicleta emagrece mesmo? Veja nesse artigo!

Saiba se andar de bicicleta emagrece mesmo ou não, e ainda, conheça os benefícios do ciclismo. Confira!   Saiba se andar de bicicleta emagrece ou não com o personal trainer Sandro Lenzi! 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o fato de andar de bicicleta de fato emagrecer. Pois bem, uma série de variáveis estão envolvidas neste exercício e não teremos uma resposta pronta. Por isso, se me perguntam se andar de bicicleta emagrece, eu sempre respondo: Depende!

Isso por que a questão do emagrecimento não é algo linear, que se aplique sempre da mesma maneira a qualquer pessoa. Para entendermos melhor a questão, temos que ter uma análise um pouco mais aprofundada!

Irei te mostrar como em alguns casos andar de bicicleta emagrece e em outros não!

Andar de bicicleta emagrece?

Depende do caso! De um modo geral, o emagrecimento acontece quando temos mais gasto calórico do que aporte de alimentos.

Desta maneira, antes mesmo de falarmos das características deste exercício, você tem que ter clareza de que o emagrecimento acontece de acordo com uma série de situações. Sem uma dieta equilibrada, de nada irá adiantar você se exercitar. Mas se sua dieta estiver equilibrada, exercícios como a bicicleta podem ser de grande valia!

Intensidade e Constância

Para que você possa emagrecer ao andar de bicicleta, vai precisar de duas coisas:

  • Intensidade;
  • Constância;

O que seria isso na prática? Primeiramente, você não irá conseguir emagrecer andando de bicicleta em ritmo de passeio. Seu corpo precisa ser exposto a um estímulo mais vigoroso. Para isso, alternar percursos, velocidades e distancias é fundamental.

A questão da constância parece óbvia, mas se você não se exercitar pelo menos 3 vezes por semana, dificilmente conseguirá resultados.

Além disso, é importante ter clareza que andar de bicicleta faz muito bem para o emagrecimento, mas não é o exercício milagroso que muitos pregam.

Andar de bicicleta, efeitos e público alvo

Você acha que andar de bicicleta engrossa as pernas? Sinto te informar, mas andar de bicicleta não é muito eficiente para engrossar as pernas. No início até pode dar algum resultado neste sentido, mas para engrossar as pernas nada é mais eficiente do que a musculação.

Andar de bicicleta é um exercício predominantemente aeróbico, portanto tem efeitos diferentes no corpo. Aumento de massa muscular não é o forte deste tipo de exercício.

Outra questão importante é que andar de bicicleta é um exercício com aplicação para diversos públicos. Por não apresentar tanto impacto as articulações, ele pode ser feito por pessoas que apresentam limitações de movimento e condições especiais.

Grávidas podem andar de bicicleta?

Uma duvida comum é se as grávidas podem andar de bicicleta. Bom, temos o risco de quedas que precisa ser sempre levado em conta. Mas falando especificamente do exercício, ele pode sim ser feito por grávidas, já que apresenta características muito interessantes para as mulheres e auxilia na manutenção da qualidade de vida durante a gravidez.

Além disso, uma mulher bem condicionada tem um parto muito mais simplificado.

Resumo

Então, resumindo tudo isso, andar de bicicleta faz:

– Seu condicionamento físico melhorar;

– Seu gasto calórico ser mais elevado;

– Sua tonicidade muscular aumentar;

Respondendo a questão do título, se o exercício for feito com intensidade mais alta e com Constância, sim, andar de bicicleta emagrece.  Mas lembre-se que todo um contexto tem que estar envolvido neste processo!

Bons treinos!