Saiba como o metabolismo lento pode prejudicar o seu emagrecimento e saiba como dribla-ló. Confira:

Metabolismo lento – conheça os principais sintomas e acabe de uma vez por todas com o inimigo da sua dieta. Confira:

O metabolismo lento pode prejudicar a sua dieta, saiba como evitar esse mal. Veja:

 

Todo mundo que começa a fazer uma dieta, busca obter os resultados satisfatórios rapidamente, algo que se torna muito difícil se a força de vontade não estiver aliada com a dedicação diária e com a prática de exercícios físicos. Mas se mesmo seguindo todas as recomendações você ainda não alcançou o seu peso ideal, não se culpe: o problema pode estar relacionado com o metabolismo lento.

 

O emagrecimento não depende somente do que você come, por muitas vezes ele também está relacionado com o funcionamento do seu organismo. Ou seja, para se manter saudável e ainda por cima perder aqueles quilinhos indesejados é necessário conhecer mais a fundo o seu corpo.

O que é metabolismo lento?

O metabolismo nada mais é do que a forma com que o seu organismo transforma as calorias em energia. O nosso corpo apresenta uma dinâmica específica que em parte pode até ser comparada com uma máquina, que depois de algum tempo de uso deixa de funcionar tão bem como antes. A facilidade de se emagrecer aos 30, 40 ou 50 anos, já não é mais a mesma de quando se é jovem, ou seja, nossa capacidade de se reciclar vai diminuindo ao longo dos anos.

Causas do metabolismo lento

Outros fatores além da idade também justificam o metabolismo lento, como a genética, o estilo de vida e o consumo de grandes quantidades de calorias de uma vez só. Conheça um pouco cada um deles:

 

  • Genética: Se você não possui a sorte de ter nascido com um metabolismo acelerado, não desanime. Procure construir a massa magra do seu corpo com atividades aeróbicas e de resistência.
  • Estilo de vida: A vida muito corrida faz com que algumas pessoas acabem “pulando” refeições, algo que pode influenciar diretamente no funcionamento do seu corpo que entra em uma espécie de modo de descanso. A dica é se alimentar bem e de três em três horas.
  • Consumo de grandes quantidades de calorias: O número de açúcar no sangue acaba ficando elevado quando você come mais do que deveria. Com isso, o organismo acaba não assimilando a glicose como deveria e ela vai parar nas células. Então já sabe, nada de ‘pratões’ durante as refeições diárias.

Sintomas do metabolismo lento

Aqueles que possuem metabolismo lento apresentam alguns sintomas específicos. Se você sente que a sua barriga está ficando muito inchada, fique atento. Por mais que seja óbvio o ganho de peso também é um deles, principalmente para quem engorda com facilidade e apresenta dificuldade de perder aqueles quilinhos indesejados. Além de todos esses fatores, não deixe de prestar atenção no funcionamento do seu intestino que não é tão eficiente como deveria causando a tão conhecida prisão de ventre.

Como acelerar o metabolismo

Saber escolher os alimentos corretos já é um ponto de partida para acabar com esse problema. Procure consumir sempre legumes, verduras, grãos integrais, além das proteínas magras como frango, ricota, ovo, soja, peixe e rosbife. Tão fundamentais como esses alimentos são as gorduras, que contribuem para a limpeza das artérias. Boas sugestões são o azeite de oliva extravirgem, nozes e castanha-do-pará.

Alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos  aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gorduras o que nos leva a um emagrecimento eficaz.

Exemplos de alimentos termogênicos:

Gengibre, pimenta, chá verde, chá de hibisco, canela, cravo e água gelada.

 

Agora que você já conhece o assunto, não vai cometer mais os mesmos erros, certo?