A banana possui muitos benefícios para a sua saúde, inclusive pode te auxiliar no emagrecimento. Confira!

Que a banana é uma delícia todo mundo sabe, agora, você sabia que ela pode auxiliar no emagrecimento? Confira!

Além de ser uma delícia, a banana traz muito benefícios. Confira!

 

A banana é uma fruta bem conhecida e acessível que pode ser facilmente encontrada em quase todas as estações do ano. Por muito tempo foi considerada uma vilã para aqueles que faziam dieta, pois acreditava-se que as calorias presentes em uma fruta engordavam. Hoje se fala que, se consumida com algum cereal, ela é capaz de auxiliar no emagrecimento.

Se para alguns esta fruta passa despercebida, saiba que em países como a Índia, ela é chamada de “kalpatharu”, que significa “erva com todos os usos imagináveis”, porque contém propriedades que segundo eles, agem como um remédio ajudando na saúde do indivíduo.

Conheça a sua origem

A banana teve sua origem no sudoeste asiático, mas hoje é cultivada em mais de 130 países e aqui no Brasil foi praticamente incorporada à rotina dos portugueses quando estes chegaram aqui. Desta forma, são consideradas plantas herbáceas, e não são árvores como muitos acreditam.

Seu cultivo não tem mistério e ela se adapta facilmente a climas tropicais onde a temperatura oscila em 25oC.

Para a Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO) a produção da banana é a quarta lavoura mais importante do mundo, depois dos principais cereais.

Quais são os benefícios para a saúde?

  • Ajuda a fortalecer os ossos. Seu consumo é indicado principalmente para pessoas que tem câimbras e praticam exercícios físicos;
  • Ajuda a regular o intestino;
  • Aumenta a saciedade;
  • Auxilia no combate da depressão. Acredita-se que por conter triptofano, um aminoácido que no cérebro, induz à produção de serotonina que é o hormônio do bem estar;
  • Promove a sensação de energia;
  • Diminui a ansiedade;
  • Pode auxiliar nos tratamentos de hipertensão e anemia;

Engorda ou emagrece?

As questões envolvendo a banana, principalmente, quando se refere às calorias são muitas. Segundo os nutricionistas, ela pode engordar ou emagrecer dependendo da quantidade que cada um consome. Mas há mais um mito por trás da banana do que a caloria em si.

Os japoneses, por exemplo, costumam comer a fruta logo em jejum pela manhã, e segundo a especialista Hitoshi Watanabe que desenvolveu essa dieta é possível emagrecer comendo banana. Ela ajuda a emagrecer devido à presença de um amido resistente como uma fibra que acaba favorecendo o funcionamento do intestino.

Você pode conferir aqui também, uma receita de suco detox com banana, veja aqui à receita no site.

Propriedades e consumo da banana

A fruta possui muitas propriedades. É rica em carboidratos, potássio, vitamina B6, magnésio, e triptofano, e ainda, têm muitas fibras.

Somente no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura, são produzidas cerca de 600 mil toneladas por ano.

Tipos de Banana

Existem diversos tipos de banana e as calorias e propriedades podem variar.

Entre as mais conhecidas estão: banana da terra, banana nanica, banana verde, banana prata, banana maçã, banana roxa e  banana d’água. Mas entre o consumo em geral, principalmente no Brasil se destaca a Prata.