Quando iniciamos uma dieta a principal preocupação é cortar alimentos gordurosos e açúcar, mas e a bebida alcoólica? Você sabia que a bebida alcoólica é inimiga da dieta?

A bebida alcoólica é inimiga da dieta. Isso porque o álcool tem uma concentração muito maior de calorias. Confira a lista de calorias aqui!

Imagem: Fotolia

Isso porque o álcool tem uma concentração muito maior de calorias do que os carboidratos, sendo assim 1 copo de uma bebida alcoólica á base de cachaça como a caipirinha, por exemplo, é o mesmo que comer uma fatia de pizza. O problema maior é que bebemos muito mais do que comemos, então imagine só o estrago que a bebida alcoólica pode causar na sua dieta.

Como a Bebida Alcoólica Age no Corpo

A alta concentração calórica da bebida alcoólica não é o único problema com o qual devemos nos preocupar. O álcool leva um bom tempo para sair do nosso corpo de 6 á 8 horas nesse tempo ele atrapalha a digestão de outros alimentos e a absorção de nutrientes pelo nosso corpo, assim o álcool se torna a principal fonte de energia enquanto está em nosso corpo e os outros alimentos são transformados em gordura porque não há queima calórica desses alimentos.

Qual o Valor Calórico do Álcool

A bebida alcoólica deve ficar bem longe do nosso cardápio se quisermos ter bons resultados na dieta, isso porque ele só possui valor calórico inferior á gordura.

Vejamos: As proteínas e carboidratos possuem um valor calórico de 4 calorias para cada 1gr já as gorduras possuem 9 calorias para 1 gr e o álcool 7 calorias. O álcool fica só um pouco atrás da gordura e muito acima da quantidade calórica das proteínas e carboidratos.

Qual a Bebida Mais Calórica?

A bebida alcoólica mais calórica é aquele que possui maior teor alcoólico. A cerveja, por exemplo, possui baixo teor alcoólico, portanto é menos calórica, no entanto ninguém toma apenas um copo de cerveja o que torna essa bebida uma das maiores inimigas da dieta afinal não é fácil resistir á uma cerveja gelada no churrasco de domingo.

Vamos conferir o valor calórico da cerveja e outras bebidas:

  • 100 ml de cerveja = 45 calorias;
  • 100 ml de whisky = 294 calorias;
  • 100 ml de vodka = 240 calorias;
  • 100 ml de vinho tinto = 60 calorias;
  • 100 ml de tequila = 220 calorias;
  • 100 ml de rum = 220 calorias;
  • 100 ml de champanhe = 90 calorias.

Receitas de Bebidas Sem Álcool

Existem alternativas saborosas e sem álcool que irão matar a sua sede. Confira:

Mojito

 

 

 

 

 

 

Ingrediente

 10 Folha (s) de hortelã
10 Gota (s) de aroma rum
1/2 limão
1 Colher (es) de sopa de adoçante
150 ML de água com gás
5 pedras de gelo Preparo

  1. Corte o limão em cubinhos, mantenha a casca
  2. Em um copo adicione os limões, o adoçante e as folhas de hortelã. Amasse bem o limão e o hortelã, como se fosse uma caipirinha.
  3. Adicione o aroma e a água com gás, misture bem.
  4. Em seguida adicione as pedras de gelo e estará pronto.

Cuba Libre

Ingrediente

  • 250 ML de Coca zero
  • 10 Gota (s) de Essência de rum
  • 4 Fatia (s) de Limão

Preparo

  1. Corte as fatias finas de limão,
  2. Coloquer tudo em um copo alto.

Agora que já conhece melhor o valor calórico das bebidas alcoólicas e algumas alternativas, quando for tomar aquele copinho de cerveja ou aquela saborosa taça de vinho lembre-se que toda essa caloria vai gerar gordura localizada. Sem dúvida a bebida alcoólica é inimiga da dieta, não concordam?