A berinjela faz parte da alimentação dos brasileiros e além de saborosa, ela é rica em substâncias nutritivas e pode ajudar a perder peso.

 A berinjela faz parte da alimentação dos brasileiros e além de saborosa, ela é rica em substâncias nutritivas e pode ajudar a perder peso. Ela também atua reduzindo o colesterol, combatendo a artrite, o reumatismo e auxiliando no tratamento de problemas digestivos. Ao se alimentar com berinjela a pessoa está ingerindo uma quantidade considerável de:

A berinjela atua reduzindo o colesterol, combatendo a artrite, o reumatismo e auxiliando no tratamento de problemas digestivos. Ao se alimentar com berinjela a pessoa está ingerindo uma quantidade considerável de:

 

  • Proteínas
  • Fósforo
  • Ferro
  • Cálcio
  • Vitaminas B1
  • Vitamina B2
  • Vitamina C

Conheça os alimentos ricos em vitamina na dieta dukan.

 

Todas essas substância são essenciais para o bom funcionamento do organismo e para o equilíbrio metabólico. Só um organismo equilibrado e devidamente nutrido poderá ser saudável.

Calorias da Berinjela

Além de todos esses nutrientes, uma grande vantagem da berinjela é ser muito pouco calórica, por isso é um alimento indicado para qualquer dieta. São apenas cerca de 16 calorias para cada 100 g de berinjela.

Um Alimento Rico em Fibras

As fibras são muito importantes para o bom funcionamento do intestino, por isso a berinjela é uma verdadeira aliada na dieta. Para se ter uma ideia, 150 gramas de berinjela oferece aproximadamente  4,35 g só de fibras. Lembrando que uma alimentação saudável de um indivíduo adulto precisa ter no mínimo 20 g de fibras por dia. Com apenas 150 g de berinjela, um quarto dessa necessidade já é suprida.

 

Quando a berinjela é ingerida crua, essas fibras demoram mais tempo para serem digeridas e dão a sensação de saciedade ao organismo. Isso faz com que a pessoa coma menos e emagreça.

Berinjela no Combate a Gordura

A berinjela contém também uma grande quantidade de uma substancia chamada saponina, que consegue quebrar as moléculas de gordura e impedir que o organismo a absorva. Age ainda como um importante anti-inflamatório, tornando-se um ótimo alimento para auxiliar no combate à celulite.

Suco de Berinjela

É muito fácil colocar a berinjela no cardápio diário. Corte metade de uma berinjela em pedaço e coloque no liquidificador junto com dois copos grandes de água. Bata bem até que tudo esteja bem triturado. Beba um copo em jejum e o restante, distribua durante o dia. Essa quantidade precisa ser ingerida em 24 horas. Caso isso não aconteça, o suco deverá ser descartado e será necessário fazer um novo. Não coloque açúcar nem mel. O gosto é suave e bastante agradável. 

 

Aproveita e da uma olhadinha na receita de água de berinjela!