Já ouviu falar em bouquet garni? O Aliados da Dieta foi atrás das informações para você saber como tirar proveito dele. Confira.

O que é bouquet garni?

O bouquet garni é realmente um buquê, só que de ervas aromáticas, que serve para temperar pratos e molhos. Sua combinação faz qualquer receita ficar bem mais saborosa – e cheirosa.

Esse método de dar um toque especial à comida é muito utilizado na culinária francesa, e sua família com certeza merece esse carinho.

Há uma variedade muito grande de tipos de refeições que combinam muito bem com o bouquet garni no seu preparo. Sopas ficam excelentes, carnes, ensopados e molhos também são dignos de elogios. O melhor de tudo é que você faz o seu mix de temperos de acordo com o seu paladar.

Você pode comprar o bouquet garni já pronto ou comprar as ervas e fazer o seu ramalhete. Agora mãos à obra! Veja como fazer bouquet garni em casa.

 como-fazer-bouquet-garni

Como fazer bouquet garni?

Compre ervas frescas. Caso as tenha em uma hortinha em casa, melhor ainda.

Alguns dos ramos que podem ser usados são alecrim, sálvia, talos de alho-poró, salsa, louro e tomilho, sendo a composição clássica de tomilho, louro e salsa. Vai do seu gosto o que fará parte do seu mix de temperos. Porém muita gente não se agrada com a ideia de bouquet garni com alecrim.

Se cortadas em pedaços menores, as ervas podem dar mais sabor, já que vai aumentar o seu contato com os ingredientes do que está preparando.

Amarre sua combinação de ervas com um barbante, deixando para fora as folhas maiores.

Quer adicionar grãos de pimenta? Então, para itens pequenos você terá que fazer uma redinha de proteção para que não escapem para a comida. Pode adicioná-los à panela em trouxas feitas de pano e bem amarradas.

Depois que já fez o seu bouquet garni, é hora de colocá-lo por alguns minutos dentro da panela com o seu molho, caldo, carne ou prato preferido. Depois, é só retirar e descartá-lo, pois não poderá ser reaproveitado.

Dica: Usar temperos naturais em casa é muito importante. Eles são mais saudáveis do que os industrializados e permitem que você corte o sal ou diminua sua quantidade nas refeições.

Já fez pratos com o bouquet garni? O que achou? É um bom substituto para os temperos industrializados?