A calêndula oferece inúmeros benefícios para a saúde. Saiba quais são eles!

Conheça as propriedades e aprenda como fazer o chá de calêndula. Confira!

Conheça os benefícios da calêndula e aprenda uma receita de chá da planta. Confira!

A calêndula é uma planta que também é popularmente chamada de “maravilha”, “margarida dourada”, “bem-me-quer” e “mal-me-quer”. Sua origem é da África Central e chegou ao Brasil no século 18, sendo muito usada também na Europa.

Do gênero da família “Asteraceae” ou das margaridas, ela é usada para fins medicinais, terapêuticos, e, por sua beleza (de cores amarelas e alaranjadas, perfume agradável), para ornamentar ambientes.

A flor pode atuar em nossa alimentação, acompanhando saladas, receitas e no preparo de bebidas como chás. Assim, dando um aroma especial aos pratos e oferecendo propriedades benéficas para o corpo.

Para a sua saúde, o que a calêndula tem a oferecer? Veja as propriedades e benefícios da calêndula, além de aprender a preparar o ótimo chá de calêndula.

Calêndula: para que serve e benefícios

No Brasil, o uso fitoterápico da calêndula é liberado pelo Ministério da Saúde, inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Recomendada, nesse caso, para o tratamento de úlceras, feridas e micoses.

É utilizada nos cuidados de problemas hepáticos e gastro-intestinais, cólicas, dor de garganta, artrites.

A calêndula é ótima para sua pele. Por ter propriedades anti-inflamatória, anti-bacteriana, antisséptica, ajuda a tratar acnes e outros problemas da saúde da pele (queimaduras, pancadas), além de hidratar. Uma forma de utilização é colocando extratos da calêndula em cima da acne ou por meio de cosméticos que apresentam o extrato na fórmula, mas não deixe de consultar sempre um especialista dermatologista para saber a melhor forma.

E na cozinha, como usar a flor e conseguir aproveitar de todos os seus nutrientes?

A calêndula pode acompanhar, como dito anteriormente, saladas e receitas diversas. As pétalas e as folhas da flor podem ser cozidas juntamente com o arroz (nesse caso, as pétalas), podem acompanhar ingredientes em receitas de saladas frescas tradicionais, além disso, dão aquele toque final decorativo aos pratos.

Você sabia que além do uso da maravilha em cosméticos e óleos essenciais, também é possível encontrá-la em produtos como shampoos e condicionadores? Pois é, quem tem cabelos claros pode usar essa planta nos cuidados pessoais.

Chá de Calêndula: como fazer

É bem possível que você também goste de tomar chás. Para preparar o famoso chá de calêndula é muito simples! Basta fazer infusão de 2 colheres de sopa das flores para cada 1 xícara de água fervente, deixar por alguns minutos com tampa e em seguida coar. Pronto para beber, tome o chá um pouco pela manhã e mais um pouco à noite. Vamos combinar aqui, sem exageros.

O consumo em forma de chá é muito recomendado para cólicas menstruais e no tratamento de dores, febres, tosses e resfriados.

Caso você seja gestante, lactante, é recomendável consultar o médico antes de tomar o chá ou acrescentar a flor comestível na alimentação.