Conheça os calmantes naturais e corte os medicamentos que prejudicam a sua saúde. Confira!

Conheça as principais ervas, chás e alimentos que apaziguam o corpo e a mente. Confira!

Conheça os benefícios dos calmantes naturais para a sua saúde. Confira!

Acalme-se, ou como diz expressão em inglês, muito usada na internet: “Keep Calm”. Quem nunca precisou lidar com a pressão, nervosismo, ansiedade?

Com as cobranças e desafios da vida moderna é comum sofrermos com esses problemas, cada vez mais frequentes.

O corpo sofre também fisicamente a momentos de estresse, e por isso optar por uma vida saudável com boa alimentação e atividades físicas ajudam a equilibrar o corpo e a mente.

Bom, mas nem sempre ter uma vida saudável é capaz de evitar aquele momento de tensão e preocupação. É nessa hora que é preciso pedir ajuda. Os calmantes naturais podem ser uma boa alternativa no lugar de antidepressivos e medicamentos sintéticos.

O uso de analgésicos naturais é difundido em muitas culturas e lugares do mundo. Aqui no Brasil não é diferente, com a vantagem de não ter tantos efeitos colaterais e contra indicações.

Veja aqui no Dietas e Receitas alguns dos principais tipos de calmantes naturais e tenha mais qualidade de vida.

Os tipos de calmantes naturais mais comuns

Antes de tudo, é preciso saber que há ervas ou plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.

Os fitoterápicos, especialmente falando, já tiveram uma chancela por especialistas da saúde sobre sua eficácia e recomendação para tratamentos de insônias, ansiedades e depressão.

A passiflora é um calmante leve, bom para depressão e ansiedade, mas cuidado, pois ela dá sono e deve ser usada com moderação, principalmente quando manipulado com outros medicamentos.

A erva-cidreira (melissa) tem óleos essenciais, é tranquilizante leve, popularmente consumida em chás. A erva-cidreira tem outros efeitos, tais como: sedativo, digestivo, sonífero.


A camomila (calmante natural muito consumido em chá, com gosto agradável), a planta medicinal erva-de-são-joão (indicada para depressão e ansiedade e disponível com mais facilidade em cápsulas).

O ginseng reduz o estresse, protege o sistema nervoso e cardiovascular, diminui a pressão arterial e previne outras doenças relacionadas á hipertensão, sem falar que pode ser encontrado facilmente em cápsulas em lojas de alimentos naturais.

Um calmante natural recomendado para dormir, controlar ansiedade, ataques de pânico, tensões nervosas, é a planta valeriana (valeriana officinalis). Ela oferece propriedades soníferas, tranquilizantes, sedativas, analgésicas e antispamódicas. E pode ser consumida em chá, pó, extrato ou cápsula.

Já ouviu falar que comer alface dá sono? Pois é verdade, o alface (de qualquer tipo, liso, crespo, verde, roxo) pode ser considerado um alimento calmante, por conter a substância lactucina. A lactucina tem propriedade relaxante, já o ácido fólico presente no alface é essencial para equilibrar a serotonina e dopamina no cérebro. Consumido por grande parte das pessoas, é facilmente encontrado em pratos de saladas, sanduíches.

Os chás que acalmam

Em resumo, os chás calmantes mais conhecidos e acessíveis para consumo são: chá de camomila, chá de boldo, chá de erva-cidreira, chá de tília, chá de valeriana, chá de hipericão (erva-de-são-joão).

Todos esses chás podem ser encontrados facilmente em feiras e supermercados, já prontos em sachês ou em saquinhos, com a vantagem do preço mais acessível que um remédio tradicional.

Para preparar os chás, é descomplicado, basta fazer infusão da erva em água quente, adoçando ou não, como desejar.

Você tem alguma dúvida ou recomendação de calmante natural? Não deixe de comentar aqui no Dietas e Receitas e lembre-se: ervas e plantas medicinais interagem com outros medicamentos e algumas possuem contra indicações, por isso é recomendável consultar um médico antes do consumo.