Conheça os benefícios da cáscara sagrada, a planta auxilia no seu emagrecimento. Confira!

Conheça os benefícios da cáscara sagrada para a sua saúde. Confira!

A cáscara sagrada oferece inúmeros benefícios para a sua saúde, além de ajudar a emagrecer. Confira!

Você já ouviu falar de cáscara sagrada? Não? Sim? É uma planta medicinal que costuma ser conhecida pela sua ação laxante em nosso organismo. E não só isso, é consumida em forma de chá porque esta planta proporciona poucos ou quase nenhum efeito colateral.

Aquelas velhas receitas de nossa avó, mesmo com tantos remédios disponíveis, continuam revelando que em árvores, folhas e chás é possível encontrar um remédio natural, capaz de auxiliar em pequenas dores, incômodos ou ainda: ajudar a emagrecer que é o sonho de muita gente.

O que é cáscara sagrada

É uma planta medicinal de nome cientifico Rhamnus purshiana. Seu gosto é amargo e devido à presença de propriedades purgativas, ela atua no funcionamento do sistema gastrointestinal e ainda proporciona muitos benefícios, como vocês podem ler abaixo.

Benefícios da cáscara sagrada

  • Auxilia na prisão de ventre;
  • Diminui o inchaço;
  • Auxilia no controle do colesterol;
  • Controle da diabetes;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Algumas propriedades atuam nos distúrbios de fígado, vesícula biliar e ainda baço;

Cáscara sagrada emagrece?

De fato não existe uma comprovação científica de que esta planta emagrece. Mas como em sua composição há propriedades diuréticas, estas de alguma forma auxiliam no emagrecimento. Muitos consomem as cápsulas e sachês e garantem que os resultados são bons. Vale a tentativa, não?

Claro que, se você apenas consumir as cápsulas os milagres não surgem. Assim como em outros chás é preciso uma série de atitudes para que a perda de peso de fato ocorra, como uma alimentação mais saudável, e claro, a prática de exercícios físicos.

Para que serve cáscara sagrada?

A planta pode ser utilizada tanto para quem tem problemas de digestão, pois atua como laxante, como também por aqueles que querem emagrecer.

Também é indicada para regular o ciclo menstrual, inchaço, controlar o colesterol. Muitos benefícios provêm desta planta medicinal.

De origem do norte dos Estados Unidos até a Colômbia, logo foi usada pelos índios que acreditavam em suas propriedades terapêuticas. Eles tiravam a casca do tronco da árvore. Em sua composição há antraquinonas que são os responsáveis pela ação laxante e ainda cascarosídeos A e B.

Contra indicação

A cáscara sagrada não é recomendada para mulheres grávidas, pessoas que já tem sérios problemas com digestão, apendicite e outras de inflamações do cólon. Nestes casos o chá deve ser evitado assim como qualquer outro consumo.

Onde encontrar

Em casa de produtos naturais e em algumas farmácias você pode encontrar esta planta em forma de sachê, cápsulas ou chá pronto para ser comercializado.

Quando for fazer em casa, misture com água quente e tome no máximo duas xícaras por dia. É possível encontrar uma caixa com 40 capsulas a partir de R$ 20,00.