Compartilhe:

Está fazendo uma dieta? Não precisa fugir das festas de final de ano para manter o foco! Com algumas substituições, você consegue ter uma ceia de Natal saudável com alimentos que devem ser priorizados na ceia.

Com a chegada do fim do ano, começam os preparativos para o Natal. Shoppings e lojas ganham uma decoração especial e as pessoas fazem programações para esse dia especial. Quem está de dieta acaba com uma preocupação extra: o que comer na ceia? Para um Natal saudável, veja quais alimentos você deve priorizar para manter o foco!

Saladas e frutas

Uma das maiores vantagens do Natal brasileiro é a quantidade de frutas e verduras que encontramos no mercado, já que o verão é a época de colheita de vários alimentos naturais. Isso também colabora para que você pague menos na sua ceia e ainda assim se alimente de forma adequada. Como descontos são bons sempre, antes de ir ao mercado confira a página do Extra supermercado ofertas, que traz o catálogo em versão virtual.

Com mais frutas e verduras disponíveis, você pode fazer o tradicional salpicão, incluindo na receita frutas como abacaxi, ameixas, manga e maçã. Outra dica é substituir a maionese pelo iogurte light, já que conta com menor taxa de gordura e é muito mais saudável.

O tradicional peru

Entre os pratos tradicionais da ceia de Natal dos brasileiros está o peru e essa é uma carne que você pode priorizar no prato nesta data e durante todo o ano. Isso porque a ave é fonte de proteína magra e possui um alto índice de zinco.

Evite comprar perus já temperados, uma vez que esses componentes são químicos e nada saudáveis. Ao invés disso, prepare um tempero caseiro com ervas que você gosta e deixe o peru por algumas horas em contato, dentro de um pote protegido, como os clássicos da Tupperware. Inclusive, ao acessar o catálogo Tupperware no Porta Folhetos você encontra ofertas para comprar o seu antes do Natal. O Porta Folhetos mostra os descontos pelo computador ou smartphone e ainda é ecológico por evitar a impressão de catálogos.

Mas caso você queira uma opção mais em conta, e ainda assim, dentro da dieta, uma sugestão é o frango assado. Dá até para fazer um recheio com farofa e caprichar nos acompanhamentos, como o arroz integral e uma salada bem colorida.

Sucos naturais

Na ceia de Natal é comum combinar o prato de janta com um copo de espumante ou de cerveja. Porém, as previsões para o próximo feriado não são nada otimistas, e as bebidas alcoólicas estão entre as mais prováveis de subirem até 13% no preço nos mercados.

Aproveitando a época de alta nas frutas, que tal fazer um brinde com um suco natural? Além de pesar menos no bolso, você acaba economizando ao aproveitar itens da estação como ameixa, kiwi, maracujá, manga, melão e pêssego. Pense verde nesse quesito e aposte em bebidas saudáveis. Aliás, essas frutas são uma das poucas exceções na previsão de preços, que indica uma queda de 3%.

A sobremesa

Outro clássico do Natal brasileiro é a rabanada, uma fatia de pão francês frita com bastante açúcar. Mas para consumir esse prato sem preocupações, o primeiro passo é eliminar a etapa de fritura, que agrega várias gorduras ruins para o prato, e fazer a rabanada assada no forno.

Além disso, não exagere na quantidade de açúcar e utilize leite desnatado para mergulhar o pão, já que esse leite tem menos gordura saturada. Depois, é só levar ao forno e servir para fechar com chave de ouro a ceia de Natal.

Sem privações

Não é porque você está em um período de dieta que deve se isolar completamente das comemorações de Natal para não sofrer com as tentações. Na verdade, com simples substituições já é possível aproveitar o período festivo. Confira na tabela os pratos tradicionais e nossas sugestões:

Prato Tradicional

Substituição saudável

Salpicão de frango com maionese

Salpicão de frango com iogurte

Peru comprado pronto

Peru temperado em casa

Bebidas alcoólicas

Sucos naturais

Rabanada frita

Rabanada assada

As substituições que citamos anteriormente também são uma ótima maneira de gastar menos. É sempre bom saber de formas de comprar e economizar, especialmente em uma data como o Natal. Com algumas pesquisa e bastante criatividade não vai ser difícil criar um Natal saudável, com alimentos que você deve priorizar não só pela dieta, mas pela nutrição do organismo. E então, ansioso para o Natal?

Compartilhe: