Centella Asiática

Além de grandes propriedades medicinais ela ajuda no tratamento da celulite localizada. Confira!

Centella asiática

Pertencente a família das Umbelífereas e também conhecida como Cairuqui e Gotu Kola, a centella asiática é uma espécie de planta rasteira que além de proteger o solo contra erosões, serve como grande aliada medicinal. Suas folhas são pequenas e possuem flores brancas, é nativa do Sudeste da Ásia, Índia, Sri Lanka, China, África, México, Venezuela, Colômbia e Brasil. A parte utilizada dela são as folhas sem o pecíolo (cabinho).

 

A Centella Asiática tem sido utilizada há mais de 3.000 anos pelos povos chineses, indianos e africanos.

 

Seus princípios ativos são os alcalóides, saponinas, óleos essenciais, flavonóides, quercetina, ácidos, açúcares, sais minerais, aminoácidos, fibras, cálcios e ferro ligados a estimulação do reparo de tecidos e cicatrização de feridas.

Beneficios da Centella Asiática

Além das qualidades citadas, foram descobertos diversos outros benefícios aliados ao seu uso como por exemplo: melhora da memória, auxilio no alivio de contraturas musculares, aumento significativo da produção de colágeno, melhora da hipertensão venosa e serve ainda como anti-inflamatório, sendo eficaz também no tratamento de estrias e celulite devido a sua propriedade vasodilatadora, responsável por ajudar o organismo a destruir as células adiposas que as compõem.

Mas como podemos aproveitar tantos benefícios?

Para aproveitar todos os benefícios possíveis da centella asiática, podemos utilizá-la de diversas maneiras, conforme o objetivo principal. Por exemplo, se seu objetivo é utilizá-la para cicatrização e reparo de tecidos ou combate a celulite você poderá fazer uso dela mediante ingestão do seu chá (acompanhe a receita no final desta matéria) ou de cápsulas, facilmente encontradas em farmácias convencionais ou de manipulação.  Ou ainda, se preferir utilizá-la como remédio local, poderá fazer uso de cremes à base dela, gel e sabonete.

Contraindicações e efeitos colaterais da centella asiática

A centella asiática é tudo de bom! Mas, se você apresenta doenças como gastrite e úlcera, ou está em fase de gestação ou lactação, evite diretamente seu uso, pois poderá trazer complicações a sua saúde. Além disso, a superdosagem dela em alguns casos poderá trazer efeitos colaterais como por exemplo, cefaleia e narcose, devendo ser suspensa e, então, a procura de um médico se será obrigatória.

Receita de chá de centella Asiática

Ingredientes

½ Colher (de chá) de Centella asiática

1 Xícara de água

 

Modo de preparo

Coloque a água e a centella em uma panela e deixar ferver por 5 minutos. Após a fervura, tampe e abafe, deixe esfriar, coe e tome cerca de uma ou duas  xícaras de chá por dia.

 

Atenção:

Em alguns casos, o organismo pode ser hipersensível a centella, desta forma é melhor ingerir pequenas quantidades para acompanhar a aceitação do seu organismo com o remédio.

 

Gostou da nossa matéria? Nós queremos te ouvir! Nos envie seus comentários, dicas e sugestões e compartilhe conosco. Acompanhe-nos também nas redes sociais!