Turbine a sua dieta com os benefícios do chá branco!

Saiba mais sobre os benefícios do chá branco para sua saúde e autoestima

Chá branco ajuda no processo de emagrecimento - Dieta e Receitas

Há quem ame e há quem odeie. Chá de camomila, de erva-doce, de erva-cidreira, de frutas vermelhas, de hortelã, de maracujá, verde, preto… Enfim, opções não faltam no mercado. Mas do chá branco, você já ouviu falar? Pois é, essa bebida ajuda a emagrecer e ainda melhora sua saúde.

DE ONDE VEM O CHÁ BRANCO?

O chá branco é extraído da mesma planta de onde vem os chás verde e preto, a Camellia sinensis. A diferença entre eles reside na forma de extração. O branco é extraído dos brotos e folhas mais recentes, antes das flores se abrirem. O verde é extraído das folhas um pouco mais velhas, porém que ainda não sofreram uma grande fermentação. Já o chá preto vem da extração das folhas bem mais velhas e que já passaram por um processo de fermentação maior.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CHÁ BRANCO?

Essa bebida possui grande quantidade de polifenóis, catequinas e outros antioxidantes que minimizam o envelhecimento celular. Possui ainda vitaminas B, C e K, ácido fólico, potássio, manganês e cafeína. É ainda anti-inflamatório. Além disso, existem pesquisas que mostram que o chá branco diminui o colesterol ruim (LDL); previne problemas cardiovasculares, câncer, doenças degenerativas do cérebro (como Alzheimer e Parkinson) e protege o fígado.

O CHÁ BRANCO EMAGRECE?

Além de fazer bem à saúde, o chá branco ajuda a emagrecer –  isso porque a bebida acelera o metabolismo, o que ajuda na perda de peso. O chá também desincha, porque possui ação diurética, o que faz com você elimine mais líquido.

QUAIS VERSÕES DO CHÁ BRANCO SÃO COMERCIALIZADAS?

Você encontra o chá branco em cápsula, erva, em pó ou sachê. As cápsulas concentram uma boa quantidade da erva, porém só devem ser usadas sob prescrição médica. Os sachês não são muito recomendados, porque podem trazer baixa quantidade da planta. O mesmo acontece com a versão em pó, já que os sabores e as misturas podem retirar as propriedades da planta. Já a versão a granel, ou seja, a erva propriamente dita, é a mais recomendada.

O chá branco custa, em média, de R$ 15 a R$ 100, porque é importado (principalmente da Índia, da China e do Japão) e a colheita é feita de forma manual, somente durante três dias ao ano.

COMO PREPARAR O CHÁ BRANCO?

  • Para 1 litro de chá, são recomendadas 2 colheres de sopa rasas da erva. Já para 1 xícara de chá, acrescente 2 colheres de chá rasas.
  • Ferva a água. Antes de se formarem as bolhinhas, apague o fogo e acrescente a erva.
  • Deixe abafado por cerca de 5 minutos e coe.

COMO BEBER?

É recomendado consumir o produto em até 24 horas após o preparo. Você pode conservar seu chá numa jarra ou garrafa térmica. Caso queira adoçá-lo, use mel, porque o açúcar (ou adoçante) pode retirar as propriedades do chá.

 

Ele pode ser servido quente ou frio.

Lembre-se: a dieta com o chá branco não deve ser feita sozinha. Antes de iniciar qualquer dieta, procure a orientação do seu médico.

E aí, você já obteve algum resultado com o chá branco? Compartilhe conosco sua experiência. Comente!