O chá de camomila é muito popular no Brasil por seus efeitos tranquilizantes. Além disso é muito conhecido pelos seus benefícios para a pele e cabelo.

Imagem: Fotolia

Benefícios do Chá de Camomila

O chá de camomila oferece muitos benefícios para o organismo, como o alívio do estresse, e indisposições como cólicas e gripes. Já o sistema imunológico é estimulado contra infecções.

É também fonte de apigenina, substância para bloqueio do crescimento das células cancerosas, evitando a propagação; e a substância é aliada às proteínas para correção das anomalias no RNA, moléculas para transporte da informação genética.

Com o chá, os níveis urinários de glicina são elevados, aminoácido que alivia espasmos musculares. É presente a substância tanino para cicatrizar naturalmente, e o consumo da bebida proporciona proteção térmica, ou seja, é uma bebida aliada aos cuidados com a pele.

O chá de camomila também contém ácido antêmico, substância oleosa e escura para tratamento da circulação ruim, dor de dente e inflamação da gengiva.

Camomila para Pele e Cabelo

Embora muitas pessoas não acreditem, um estudo da Instituição UNISC de Santa Cruz do Sul, confirma os benefícios cosméticos da planta, como calmante para a pele, cicatrizante, tônico, refrescante, entre outros.
A camomila contribui para o clareamento dos fios capilares. Basta aplicar o chá nos fios e se expor ao sol durante 10 minutos. Os efeitos são mais visíveis em cabelos de tons mais claros.

A camomila também é conhecida pelo seu efeito calmante para a pele, contribuindo para a diminuição de inchaços, edemas e queimaduras. O ideal é utilizar o chá gelado.

O chá também ajuda a disfarçar as olheiras, quando aplicado frio, pois contrai os vasos e diminui o inchaço.

Chá de Camomila Como Calmante Natural

Outro benefício muito prático do chá de camomila é como calmante natural, ajudando no tratamento da tensão nervosa. O chá contém um aminoácido que tranquiliza o sistema nervoso e atua como relaxante natural. Como alternativa à camomila existem outras plantas com efeitos parecidos como a passiflora e a erva-cidreira.

Aprenda a Preparar o Chá de Camomila com Efeito Calmante

Ingredientes
1 copo de água
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher chá de tília seca
Pedrinhas de gelo

Preparo
Ferva a água com o gengibre durante 5 minutos.
Depois disso desligue o foco e adicione a camomila e a tília. Deixe descansar por mais 5 minutos.
Adicione adoçante e gelo.

Contraindicações

A camomila é contraindicada para gestantes e pessoas com trombose.

Para viver com qualidade de vida, a alimentação é essencial com a dieta equilibrada, e o chá de camomila é ótimo para acrescentar ao cardápio, com muitos benefícios a oferecer. O exercício físico praticado de forma regular é necessário, com opções para escolher o mais agradável, entre danças, esporte, caminhada, e outros.