O Chá de Hibisco é um grande aliado das dietas. É famoso por seu efeito emagrecedor e por estimular a perda de gordura da barriga. É muito bem aceito devido ao seu sabor suave e possui substâncias que são benéficas ao organismo contribuindo para melhorar a saúde em geral. Confira!

 

cha-de-hibisco-emagrecedor

chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Devido a esta planta, a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonóides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos benefícios. Entre eles está a ação diurética, que evita a retenção de líquidos e inchaço, e a capacidade de estimular a queima de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris. Por isso esse chá emagrecedor tem feito muito sucesso nas dietas cujo foco é o emagrecimento.

O sabor do chá de hibisco é delicioso, não possui sabor forte ou amargo, o que facilita a ingestão. O seu sabor lembra framboesa, e é levemente azedinho. Já é naturalmente adocicado, e isso dispensa o uso de açúcares ou adoçantes. O chá também pode ser usado em receitas que levam algum tipo de líquido, como sucos ou drinques.

Este artigo não substitui de forma alguma a orientação de um profissional de saúde habilitado. Recomendamos consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá de hibisco. O chá traz inúmeros benefícios, mas também traz contra-indicações. Leia o artigo até o final.

cha-de-hibisco-2

 

Benefícios do Chá de Hibisco

  1. ANTIOXIDANTE: devido à substância chamada antocianina presente em sua coloração. Essa substância combate os radicais livres que são moléculas que podem danificar as células sadias do nosso corpo causando o envelhecimento precoce. Os ácidos orgânicos, como os ácidos cítricos, hibístico e málico presentes no chá também possuem ação antioxidante.
  2. AÇÃO TERMOGÊNICA: o chá de hibisco acelera o metabolismo, por isso é muito utilizado pelos praticantes de exercícios físicos.
  3. EVITA ACÚMULO DE GORDURA: o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo. Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Acredita-se que a ação antioxidantes dos flavonóides antocianina e quercetina contribuem para reduzir o depósito de gordura.
  4. AÇÃO DIURÉTICA: devido à substância quercetina presente no chá, há diminuição na retenção de líquidos e consequentemente ocorre diminuição do inchaço.
  5. ANTI-INFLAMATÓRIO: o chá de hibisco possui  função anti-inflamatória, mais um atributo para combater as toxinas e facilitar o emagrecimento mantendo o corpo saudável.
  6. FONTE DE VITAMINA C: o vitamina C é bastante conhecida por seus efeitos positivos no trato de doenças como gripes e resfriados, além disso é conhecida por manter um sistema imunológico forte.
  7. FONTE DE CÁLCIO: o Cálcio possui grande importância na construção e manutenção dos ossos e dentes e também reduz os depósitos de gordura no organismo.
  8. CONTROLA O COLESTEROL: o consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL).
  9. CONTROLA A PRESSÃO ARTERIAL: o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. Alguns flavonóides presentes na bebida proporcionam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial. Por isso ele é indicado para quem sofre de pressão alta (mas é contra-indicado para quem sofre de pressão baixa).
  10. O chá ainda possui boas quantidades de ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço.

 

Como fazer o chá

A recomendação é que o chá seja feito por infusão, processo que é feito da seguinte maneira:

  1. Aqueça a água até iniciar a formação de bolinhas (não deixe ferver);
  2. Apague o fogo e acrescente as folhas secas de hibisco;
  3. Cubra o recipiente e deixe descansar por 5 a 10 minutos antes de ser consumido.
  4. Consuma o chá no mesmo dia do preparo. Armazene na geladeira se preferir.

A proporção deve ser de 1 litro de água para 2 colheres de sopa de hibisco seco (esta é a quantidade média recomendada por dia para obter os seus benefícios).

 

Onde comprar?

O chá de hibisco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, mercados grandes e sites na internet que vendam suplementos.

 

ATENÇÃO! 

Hibisco usado para o preparo desse chá não é a mesma flor bonita que enfeita os jardins. Esse chá emagrecedor é preparado com as flores e botões da espécie Hibiscus sabdariffa, por isso tome cuidado ao comprar este produto, certifique-se a composição correta no rótulo.

 

Advertências e Contra-indicações

  • O consumo do chá é contra-indicado para: grávidas, lactantes, idosos, pessoas em idade fértil, pessoas com problemas cardíacos e pessoas com pressão baixa.
  • O chá de hibisco pode causar alterações hormonais e prejudicar a fertilidade, por isso está contra-indicado para grávidas e pessoas que estejam em período fértil. Alguns estudos mostraram que o hibisco tem componentes que interferem nos níveis de estrogênio e os alteram, fazendo com que esta planta seja usada, inclusive, como anticoncepcional. Desse modo, caso você esteja no período fértil e beber o chá regularmente, visando a perda de peso por exemplo, pode colocar em risco a sua fertilidade.
  • Como qualquer outra planta, o hibisco em chá pode causar toxicidade se for consumido em doses excessivas, pois tudo o que ingerimos precisa ser metabolizado e eliminado pelo fígado e rins. Quando consumida em grandes quantidades, esta bebida pode não ser totalmente eliminada pelo fígado, intoxicando, assim, o organismo.
  • O consumo do chá não deve substituir o consumo de água. É aconselhável tomar até 1 litro do Chá de Hibisco por dia (máximo 6 xícaras de chá) e manter o consumo de água normalmente (2 litros, conforme recomendado).
  • Para obter resultados satisfatórios no emagrecimento, o consumo do chá deve ser aliado a uma reeducação alimentar.
  • Devido à sua ação diurética, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação.