Algumas pesquisas têm demonstrado que o chá preto possui efeitos benéficos para a saúde. Conheça três boas razões para começar a beber chá preto ainda hoje

Muito se fala nos efeitos benéficos do chá verde para emagrecer, mas frequentemente ignoramos o chá preto, feito da mesma erva (camellia sinensis), mas que passou por um processo de oxidação. Pesquisas recentes têm demonstrado que o chá preto na verdade possui efeitos benéficos para a saúde, ajudando também no processo de emagrecimento. Confira abaixo três razões pelas quais o chá preto é benéfico para a saúde.

Algumas pesquisas têm demonstrado que o chá preto possui efeitos benéficos para a saúde. Conheça três boas razões para começar a beber chá preto ainda hoje

Baixo em sódio, gorduras e calorias

O chá preto, quando não é adoçado, apresenta-se quase sem calorias. O fato de ser baixo em sódio é muito importante para quem tem problemas vasculares, pois assim poderá fazer um consumo mais tranquilo dessa bebida. Para perder peso, a melhor escolha é substituir bebidas açucaradas ou gaseificadas por uma xícara de chá preto – o seu forte sabor e aroma ajudam a controlar o apetite, e quanto menos calorias forem ingeridas, mais fácil é perder peso.

É bom para o coração

Estudos recentes têm relacionado o consumo regular de chá preto com uma melhor saúde cardíaca. Os antioxidantes presentes no chá preto ajudam a relaxar desentupir as artérias coronárias, melhorando a circulação sanguínea, o que ajuda a prevenir ataques cardíacos.

Rico em antioxidantes

O consumo de chá preto tem sido associado a uma diminuição do risco de câncer do ovário – uma excelente notícia para as mulheres! Isso acontece devido à sua alta concentração de antioxidantes, ajudando também a prevenir diabetes, colesterol alto, pedras nos rins e doença de Parkinson. Embora menos investigado, também tem sido associado ao consumo de chá preto uma maior proteção contra a osteoporose e ao câncer de pulmão.

Tudo o que é bom deve ser consumido em moderação, o que é também o caso do chá preto. A melhor dose são duas a quatro xícaras por dia, sem açúcar, para alcançar todos os efeitos benéficos do chá preto. Vale a pena lembrar que o chá preto é rico em cafeína (embora tenha menos cafeína que o café), o que promove uma leve aceleração cardíaca, acelerando também o metabolismo (o que ajuda a emagrecer ainda mais). Esse efeito de aceleração cardíaca é transitório, mas para quem tem problemas de pressão alta, é melhor evitar o consumo excessivo. Mas se pelo contrário a sua pressão é baixa, o chá preto poderá ajudar a aumentar o estado de alerta e diminuir tonturas e sonolências, efeitos típicos de pressão baixa.

Você tem por hábito consumir chá preto, ou prefere o chá verde? Muitos chás oferecem variados efeitos benéficos para a saúde, e é ótimo poder variar e escolher sabores diferentes todos os dias!