Chia - A semente aliada da sua dieta

Além de aumentar a saciedade e desintoxicar, a chia também previne o diabetes e regula o colesterol

Chia - A semente queridinha das brasileiras

 

A chia é uma planta originária do México, e pertence à mesma família do linho e da salvia. Conhecida como salvia hispânica, sua importância vem sendo ressaltada por diversos especialistas em nutrição, pois é rica em fibras, proteínas, ômega-3, cálcio e magnésio. Uma porção de apenas 25g da semente contém 8% das proteínas e 34% das fibras que precisamos consumir diariamente.

 

Mas a chia se tornou popularmente conhecida pelos seus benefícios na dieta. Para quem quer emagrecer, a semente é uma poderosa aliada por aumentar a sensação de saciedade e evitar a formação de gordura localizada.

Benefícios da chia na dieta

A sálvia hispânica é um alimento ideal para aqueles que buscam perder peso, pois suas fibras em contato com o suco gástrico incham e se tornam uma espécie de gel. Esse gel aumenta a dilatação do estômago e consequentemente a sensação de saciedade.

 

Além disso, o consumo regular da semente pode evitar a formação de celulite e gordura localizada por conta da quantidade de ômega-3, que diminuem a inflamação no organismo. Já as fibras regulam o intestino fazendo uma verdadeira limpeza interna. 

Benefícios da chia para a saúde

As fibras da chia aumentam o tempo de liberação da glicose no corpo, fazendo com que a insulina também seja liberada em pequenas doses, o que previne e controla o diabetes tipo 2. Já o ômega-3, que é encontrado na chia em maior teor do que no salmão e na linhaça, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).

 

A semente também é uma alternativa para quem tem intolerância à lactose e precisa de fontes de cálcio que não sejam o leite. Já os minerais presentes na salvia hispânica fortalecem o sistema imunológico do corpo prevenindo doenças como gripes e infecções.

Informações nutricionai da chia:

1 colher de sopa de chia contem 58 kcal, 1,1g de carboidratos, 3g de proteína, 0mg de sódio, 4,7g de gordura totais e 0,9g de gorduras saturada

Como consumir a chia para emagrecer 

Não há uma quantidade diária estabelecida para o consumo da semente de chia, mas estudos apontam resultados positivos na ingestão de 25g (aproximadamente 2 colheres de sopa) por dia. A chia é um alimento bastante versátil e pode ser consumido de diversas maneiras:

– Chia em gel  

Mergulhe uma colher de sopa da semente em 60 ml de água por cerca de meia hora. A goma que se forma pode ser consumida pura ou junto a outros alimentos. Muitas pessoas utilizam esse gel para substituir ovos em receitas, sendo uma colher de sopa equivalente a um ovo. 

– Semente de chia 

A semente da chia pode ser adicionada a sucos, iogurtes e vitaminas. Algumas pessoas também polvilham sobre alimentos, ou utilizam como alternativa à farinha de rosca para empanar carnes.

– Óleo de chia

É utilizado para regar saladas e refeições, mas não aconselha-se o aquecimento, pois o ômega-3 oxida e perde suas propriedades.

– Farinha de chia 

Assim como os outros elementos, a farinha é bem versátil e pode ser misturada a sucos, frutas, sopas, mingaus, saladas, basta usar a criatividade. Neste caso, é também utilizada para substituir a farinha de trigo no preparo de bolos e pães.

Receitas com chia

Agora que você já sabe que a chia é uma poderosa aliada na dieta, precisa conhecer algumas de nossas receitas: o arroz doce falso com chia, a geléia de chia  e o mousse de ricota com chia, são algumas das receitas que você encontra clicando aqui.

 

E você, usa a semente de chia em suas receitas? Se você não usava, agora, com essas informações você não pode perder tempo, acrescente agora mesmo a semente de chia em suas receitas.