Saiba tudo sobre o colesterol bom e ruim, e entenda os seus efeitos sobre a nossa saúde.

O que é Colesterol

Colesterol é um tipo de gorduras que se encontra em diversas células do nosso corpo, elas servem para formar as membranas das células e sintetizar os hormônios como testosterona, estrogênio, cortisol, etc.

O colesterol de origem endógena é produzido pelo próprio organismo e o colesterol de origem exógena é adquirido através da alimentação.

O Colesterol Bom

O HDL também chamado de colesterol bom faz um trabalho muito importante que é o de tirar o colesterol dos tecidos e enviá-lo para o fígado que por sua vez o devolve ao intestino para ser descartado nas fezes.

O consumo de alimentos que possuem gorduras insaturadas ajudam a produzir o HDL que é o colesterol bom.

Alimentos que Favorecem o Colesterol Bom

Para estimular a produção do colesterol bom no organismo consuma produtos que possuam gorduras insaturadas as gorduras saudáveis.

Alimentos como azeite de oliva, salmão, sardinha, atum, abacate, nozes, semente de abóbora, óleo de gergelim, etc.

As gorduras monoinsaturadas além de aumentar o índice de HDL ainda diminui a concentração do LDL e o VLDL que é colesterol ruim.

O Colesterol Ruim

Esse tipo de colesterol que é o LDL e VLDL que transporta colesterol e triglicerídeos para os tecidos podem causar diversos males irreversíveis para nosso corpo. A aterosclerose é geralmente a primeira ação do colesterol ruim que acaba desenvolvendo outras doenças.

Quando existe o excesso de colesterol no sangue ele se deposita nos vasos sanguíneos criando as placas de gordura no sangue esse processo é chamado de aterosclerose.

Esse processo causa lesões nas paredes arteriais e diminui a oxigenação do sangue, obstrui o fluxo sanguíneo e dificulta a absorção de nutrientes pelos tecidos. O resultado disso pode ser infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral entre outros problemas de saúde.

Alimentos que Favorecem o Colesterol Ruim

Os alimentos ricos em gorduras saturadas e gordura trans são os principais responsáveis pelo aumento de colesterol ruim no organismo. Alimentos de origem animal como carnes com gordura e partes gordas e laticínios integrais são fontes de gordura saturada.

Já a gordura trans que pode ser considerada como a mais perigosa de todas é encontrada nos alimentos industrializados como a margarina, sorvetes, congelados, etc. Essa gordura é usada pelas indústrias para aumentar o tempo de validade dos produtos.

Outras Causas do Colesterol Ruim

O colesterol ruim não é apenas fruto de uma alimentação ruim, mas também de hábitos de vida pouco saudáveis e sedentários, o consumo de bebida alcóolica, cigarro e alguns fatores hereditários e doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, insuficiência renal.

Pessoas com alimentação composta por ingredientes gordurosos e de origem animal (com exceção dos peixes e frutos do mar) vida sedentária e que não costuma praticar atividade física tem grande pré-disposição ao colesterol.

A única maneira de identificar o colesterol ruim antes dele causar danos às artérias é fazendo o exame de lipidograma para identificar e tratar antecipadamente o problema evitando males maiores. Ele não apresenta sintomas até que já tenha causado danos ao organismo.

Para evitar ou tratar o colesterol ruim é preciso manter uma alimentação saudável rica em fibras que ajuda a eliminar a gordura no sangue e em gorduras insaturadas, especialmente as poli-insaturadas e monoinsaturadas que aumentam a produção do bom colesterol indispensável para combater o LDL. Manter atividades físicas regulares é uma ótima fonte de saúde e bem estar que também ajuda a baixar os níveis de colesterol ruim.

Uma vida saudável é essencial para afastar as doenças e garantir a longevidade e uma vida feliz. Cuide-se a sua saúde é seu maior bem.