Saiba como desintoxicar o organismo e balancear a alimentação

 

 

Após um período de alimentação desregrada, as conseqüências podem ser graves para o corpo. Por sorte, uma das soluções para isso é desintoxicar o organismo: confira abaixo as dicas do Dieta e Receitas para seguir essa atitude saudável.

Entre as consequências de uma má alimentação, estão o cansaço na digestão de certos alimentos, ganho de peso e silhueta maior. Por isso, seguir uma dieta para desintoxicar é muito recomendado de tempos em tempos para qualquer pessoa.

COMO DESINTOXICAR O ORGANISMO

EVITE AÇÚCAR

O açúcar de qualquer tipo acrescenta muitas calorias para o cardápio, com aumento da glicose no sangue. O excesso do açúcar traz risco de inflamações, mais chances de ocorrer doenças cardíacas e tipos de câncer, e gera cansaço. A dica é eliminar doces e alimentos com muita frutose.

CORTE AS GORDURAS

As gorduras consideradas ruins, chamadas de saturadas e trans, podem ser responsáveis pelo entupimento das artérias. A atenção com rótulos é importante para excluir a gordura hidrogenada, além de cortar as frituras.

As gorduras saturadas devem ser limitadas, com um consumo inferior a 7% das calorias diárias. O ideal é substituir as carnes por cortes magros e escolher os desnatados em vez dos laticínios integrais. Outra dica é acrescentar gorduras saudáveis no prato, como azeite de oliva e óleo de coco.

NÃO BEBA ÁLCOOL

O fígado é prejudicado pela ingestão de álcool, que aumenta as chances de pressão alta, diabetes, obesidade e envelhecimento da pele. O álcool também dificulta mais evitar guloseimas e alimentos prejudiciais. O ideal é tomar chá, café, água, e o vinho tinto de forma esporádica.

CONSUMA FIBRAS

As fibras são importantíssimas para desintoxicar o organismo. Com poder de saciedade e auxílio para emagrecimento, elas contribuem para diminuir o colesterol. Uma dica é produzir uma lista de alimentos que são ricos em fibras do gosto particular, com estoque para os mesmos.

Os mais indicados são batatas, feijão e aveia. Segundo estudos, quem segue uma dieta rica em fibras absorve 6% menos quantidade de calorias do que as pessoas que se alimentam com itens refinados.

COMA DEVAGAR

Outra dica para desintoxicar o corpo é comer lentamente, ou seja, mastigar devagar, engolir e repetir o processo. Assim há mais tempo para o cérebro notar o estômago saciado, e as calorias a mais são evitadas; é também importante a alimentação de três em três horas.

ABUSE DE CHÁS

Se você exagerou na comida ou na bebida alcoólica depois daquela festa, algumas opções de chá podem ajudar a desintoxicar e diminuir as dores de estômado. O chá de carqueja é um exemplo, sendo a indicação de três xícaras por dia contra problemas no fígado.

O chá de alface é outro exemplo para uma dieta detox. É recomendável beber até três xícaras por dia. Para preparar é simples: são 80 gramas de alface para um litro de água, colocados no fogo até ferver.