Um grande vilão da mulher é a flacidez. Por isso o personal Wesley parreira preparou dicas para combater a flacidez. Confira.

Um dos grandes pesadelos de quem passa por uma dieta de emagrecimento é a flacidez. Para minimizar ou mesmo evitar o problema, confira as dicas que o nosso personal preparou para você.

Confira as dicas do personal Wesley parreira e acabe de vez com a flacidez. Veja aqui.

Olá, amigas do Dieta e Receitas! Hoje estou aqui para falar de uma das principais queixas das mulheres: a flacidez. Durante todos estes anos de dedicação ao treinamento feminino, meus ouvidos já estão prontos para ouvir delas: “quero perder esta barriguinha aqui embaixo e endurecer os músculos”. Quando dizem “endurecer”, “enrijecer”, “levantar o bumbum” e outros termos do tipo, já entendo que o problema é a flacidez.

O que é flacidez?

A flacidez é um processo lento e progressivo de enfraquecimento das fibras da pele (colágeno e elastina) ou musculares. Nos dois casos, elas são causadas pelo envelhecimento do organismo. Mas alguns fatores contribuem para o aparecimento da flacidez, como o fumo, o sedentarismo, os distúrbios hormonais, a alimentação inadequada, a perda rápida e excessiva de peso etc.

Mas vou aproveitar este espaço apenas para falar da flacidez muscular, pois é a que me compete enquanto educador físico. E quando falamos de flacidez muscular, apontamos a falta de exercícios e a alimentação inadequada como os principais motivos de seu aparecimento. Coxas e braços “moles” significam pouco músculo e muita gordura. Sabendo disso, ficou fácil resolver o problema, não é? Basta procurar atividades que favoreçam a hipertrofia muscular e ajudem na queima de gordura. A musculação é um ótimo exemplo para tratar o problema, pois aumenta a massa muscular (se treinarem com este objetivo) e gasta boa quantidade de gordura durante a recuperação do treino. Outras atividades que trabalham a força e resistência de força também são indicadas no tratamento e na prevenção da flacidez, como Pilates e treinamento funcional.

Treino contra a flacidez

Caso vocês estejam “flácidas”, a primeira coisa a fazer é procurar um médico para avaliar a saúde de modo geral. Em seguida, procurem uma boa academia ou um profissional da educação física de confiança, para que profissionais possam prescrever os exercícios mais indicados para o problema de vocês. Mas não posso terminar este artigo sem deixar um exercício de tarefa para aquelas que não estão satisfeitas com a ação da gravidade em um dos mais fortes músculos do corpo, o bumbum (glúteos). E quem me conhece sabe que o agachamento é sempre o que mais indico, desde que não sinta nenhuma dor ao executá-lo.

Com os pés afastados lateralmente, mais ou menos na largura dos ombros, sentem numa cadeira ou sofá e voltem à posição inicial. Façam de 3 a 6 séries, entre 10 e 20 repetições cada uma. Descansem entre as séries por, aproximadamente, 45 segundos. 

Fiquem atentas à angulação dos joelhos, que por segurança, não precisam ultrapassar 90 graus. E como no treino de HIIT, do último post, utilizem a primeira série como aquecimento, realizando-a de maneira mais lenta.                 

Quando perceberem que está ficando fácil, executem o agachamento segurando pesinhos, que podem ser sacos de feijão ou garrafas pet cheias de areia

Mas não se esqueçam da necessidade de intensificar o treino, para que haja sempre progresso nos resultados. E para isso, eu reforço a importância de um profissional de educação física habilitado e experiente na elaboração dos treinos.

Espero ter esclarecido um pouquinho de suas dúvidas sobre este tema. Um grande abraço e até nosso próximo encontro!


O Wesley Parreira quer saber qual assunto você deseja que ele aborde em sua coluna mensal. Envie a sua sugestão para: fitness@dietaereceitas.com.br