Compartilhe:

O Natal está mais uma vez à nossa porta, sendo um dos mais acarinhados dias festivos em todo o mundo. Nessa época, em que toda a família se reúne à volta da mesa para comemorar a Natividade, o que não falta são comidas saborosas, doces e bebidas. Como fazer para não sair da dieta no Natal? E como resistir às tentações? Confira as cinco dicas abaixo conosco!


1. Planeje bem a ceia e o almoço de Natal

Você não quer ser um estraga-prazeres, mas também não quer sair da dieta no Natal. Alguns pratos típicos não podem faltar nessa época do ano, então que tal substitui-los por versões mais saudáveis? Existem diversas receitas que ficam tão deliciosas quanto os originais, tenho certeza que os convidados não vão nem notar a diferença e assim você pode comer sem maiores preocupação. Clique aqui e confira nosso cardápio de Natal!

2. Esteja bem hidratado antes de ir para a mesa

Pode parecer trivial, mas se você estiver bem hidratado, existem menos possibilidades de ser vencido pelas tentações da comida. Além do mais, ao beber água, você está diminuindo os sinais de fome do estômago, o que ajuda a frear o desejo impulsivo de comer demasiado.

3. Evite bebidas alcoólicas

O álcool desidrata o organismo. Isso sem contar que bebidas alcoólicas são sempre bastante calóricas, sendo que uma taça de vinho tem mais de 100 calorias! Pior ainda, o álcool diminui as nossas inibições, fazendo com que fique muito difícil resistir ao apelo daquela carne com gordura, daquele bolo…

4. Controle as suas porções

Para evitar que todos fiquem reparando no quanto você está comendo, escolha um prato pequeno, assim parece que você está consumindo mais comida do que na realidade está, e vai conseguir enganar até ao seu próprio cérebro. Estudos comprovam que quando comemos em pratos pequenos, temos a percepção de que comemos mais do que na realidade ingerimos. Aproveite para caprichar nos vegetais, mas controle bastante os alimentos ricos em carboidratos, como arroz, batata, etc. A proteína, desde que magra e sem molhos gordurosos adicionados, é a melhor escolha.

5. Evite petiscar durante o dia

Nada como ir provando um pouquinho aqui, um pouquinho ali… e quando vemos, já estamos empanturrados! Evite petiscar, principalmente doces e alimentos fritos. Caso a vontade de petiscar seja muito grande, prefira uma porção de gelatina sem açúcar, pois vai satisfazer o desejo, ao mesmo tempo em que ajuda a diminuir a fome.

6. As frutas secas são suas aliadas

Sabemos que a uva passa não é a preferida de muitos, mas frutinhas como ela, damasco, tâmara e ameixa, que estão presentes em diversas receitas dessa época, são ótimas para te ajudar a seguir firme na dieta. Elas são ricas em fibras, portanto proporcionam uma maior sensação de saciedade e reduzem a compulsão.

7. Tente manter a rotina

A época de fim de ano é sempre uma loucura, festas, viagens, muita comida…. Por isso é importante se esforçar ao máximo para manter a rotina de alimentação e principalmente exercícios físicos. Se você viajou e não tem uma academia que possa frequentar, busque outras formas de se exercitar, seja uma corrida na praia ou até uma horinha de exercícios em casa. Existem várias opções para quem não pode frequentar a academia não ficar parado, por isso busque a alternativa que melhor se adapta a esse período.

8. Não se Desespere

A verdade é que mesmo com muito cuidado, provavelmente vamos acabar por sair um pouquinho da dieta – e não faz mal, desde que você compense a seguir! Natal é só uma vez por ano, então se você mesmo assim sair da linha, pegue os seus tênis e capriche numa longa caminhada.

 

Qual é a sua estratégia para se manter na dieta no Natal? Compartilhe conosco, e vamos juntos evitar os quilinhos excessivos da época das festas!

Compartilhe: