Conheça a faseolomia e saiba quais são os seus benefícios

Proteína extraída do feijão branco auxilia o processo de emagrecimento!

Conheça a faseolamina a proteína que emagrece e auxilia no controle da glicemia

O que é faseolamina?

A faseolamina é uma proteína inibidora da enzima alfa-amilase. Essa enzima está presente em algumas partes do corpo como, por exemplo, na saliva e ajuda a absorver o amido (um tipo de carboidrato) presente em alguns alimentos.

 

Também conhecida como “bloqueadora de amido”, essa proteína está presente em produtos de origem vegetal como, por exemplo, nos feijões. Sendo que, o feijão branco, contém maior quantidade de faseolamina e é de onde a indústria farmacêutica extrai essa proteína para produzir o suplemento.

Para que serve a faseolamina?

A faseolamina inibe a digestão e absorção do amido, carboidrato presente em inúmeros alimentos (pães, massas, batata, doces em geral, biscoitos, dentre outros). Portanto, auxilia o emagrecimento e controle da glicemia em indivíduos diabéticos que não fazem uso de insulina.

Embasamento científico:

Desde 1945 os inibidores de alfa-amilase, como a faseolamina, são mencionados e estudados por cientistas. 

 

Alguns desses estudos mostram que a suplementação dessa proteína associada a dieta equilibrada e exercícios físicos traz alguns benefícios:

 

  • Redução do peso corporal, em indivíduos com sobrepeso;
  • Redução da circunferência da cintura;
  • Redução de tecido adiposo;
  • Diminuição dos níveis séricos de triglicerídeos;
  • Manutenção da massa amagra.

Como tomar e onde encontrar a faseolamina?

É possível consumir a faseolamina em cápsulas ou então na farinha de feijão branco. 

 

Se for consumir a farinha, 1 colher de chá rasa diluída em um pouco de água antes do almoço e outra porção desta antes do jantar.Se for consumi-la em cápsulas, a quantidade indicada é de 1g ao dia, sendo, 500mg 30 minutos antes do almoço e o restante 30 minutos antes do jantar, também ingeridas com água.

 

Facilmente encontrada em farmácias e drogarias, a faseolamina pode ser adquirida em lojas físicas e virtuais. Para uma compra segura, verifique a procedência do produto e da loja.

 

Converse com seu nutricionista a respeito da melhor forma de ingerir essa proteína. Dessa forma, é possível otimizar a dieta com maior qualidade.

Consuma feijões:

Se não quiser consumir suplementos, inclua os feijões na sua alimentação diariamente, pois são ricos em proteína (cerca de 20%, o que é uma grande quantidade) e diversas vitaminas e minerais, além de conterem fibras e o feijão branco ainda é rico em faseolamina.

 

Para variar o cardápio, invista na salada de feijão branco: é só temperar o feijão já frio com um molho vinagrete de cebola, tomate, pimentão verde, azeite de oliva, limão, sal e pimenta do reino.

Efeitos colaterais e contra indicação da faseolamina:

Pode ocasionar ligeira diarreia no inicio do uso, náuseas, vômitos e dor abdominal. Consumido em grandes quantidades pode ocasionar uma toxicidade grave.

 

Seu uso não é indicado para pessoas hipoglicêmicas, idosos, gestantes, crianças e adolescentes. Na dúvida, consulte seu médico e nutricionista e faça um check-up periodicamente pra saber se está tudo bem.