A Lecitina de Soja é extraída da gordura do grão de soja e possui muitos benefícios para a saúde. Confira!

Retirada da gordura do grão da soja ela traz inúmeros benefícios a saúde. Confira!

A lecitina de soja possui muitos benefícios para a sua saúde. Saiba quais são eles!

Como se não bastassem todos os benefícios que o grão de soja traz a saúde humana, ela fornece ainda um importante derivado extraído de sua gordura, a chamada lecitina de soja.

A Lecitina de Soja é um nutriente composto basicamente por fósforo, triglicérides, ácidos graxos, colina e inositol. Ela é extraída da gordura do grão de soja por meios mecânicos ou químicos e é comercializada nas formas líquida, granulada e em cápsulas.

Benefícios da lecitina de soja

Dentre os benefícios desse composto há grande destaque para sua atuação no sistema cardiovascular, saúde hormonal feminina e sistema neurológico. Acompanhe a seguir.

Combate ao colesterol ruim: No que diz respeito ao sistema cardiovascular a lecitina de soja atua no combate ao colesterol ruim (HDL), pois aumenta a produção do colesterol bom (LDL) e ainda elimina o acúmulo de gordura nas artérias, fator que impede ataques cardíacos.

Auxilio no ciclo menstrual: Para a mulher, além disso, ela é de grande auxilio no ciclo menstrual e também na menopausa, pois desencadeia funções hormonais capazes de regular o ciclo menstrual, diminuir o risco de abortos espontâneos na gravidez e ainda amenizar alguns sintomas da menopausa, como por exemplo, insônia e desequilíbrio hormonal.

Auxilio ao sistema neurológico: Com relação ao sistema neurológico, esse nutriente tem sido muito utilizado para tratamentos de dores de cabeça, transtornos psicológicos, melhora da memória e de funções cognitivas.

Auxilia na saúde do fígado: Além disso, ela ajuda na saúde do fígado, no aumento do metabolismo e até mesmo em problemas de desidratação da pele e é um ótimo emulsificante para receitas culinárias, dando maior consistência a bolos e doces.

Como consumir?

A lecitina de soja pode ser consumida diariamente no formato líquido, granulado ou ainda em capsulas, mas sua quantidade diária deve ser obrigatoriamente indicada por um profissional da saúde.

Onde encontrar a lecitina de soja?

Geralmente é encontrada em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais e seu preço varia conforme formato. Além disso, ela surtirá melhor efeito quando seu uso for aliado à prática regular de exercícios físicos e a alimentação balanceada.

Contrainidicações e efeitos adversos

Diante de tantos atributos positivos, há poucas contra indicações para o uso desse derivado, apresentando-se como as de maior destaque a contra indicação durante a gravidez e tratamentos de reposição hormonal e para pessoas alérgicas a soja.

É importante atentar-se também que seu uso exagerado pode desencadear efeitos colaterais como náuseas e diarreias e muitas vezes até aumento de peso, fatores que variam de pessoa para pessoa.

Agora que você já sabe sobre mais esse importante aliado para sua saúde, conte para nosso site sua opinião sobre as matérias e os temas apresentados e compartilhe suas dúvidas, criticas ou sugestões para que possamos trazer cada vez mais informações de qualidade a todos que passam por aqui. Não deixe de participar! Estamos com você também nas principais redes sociais, acompanhe-nos diretamente de seu celular, tablet ou computador.