Saiba quantas calorias existem em cada fruta e faça alguns cortes na sua dieta. Confira!

Saiba diferenciar na sua dieta as frutas mais e menos calóricas. Confira!

 Conheças as frutas menos e menos calóricas para a sua saúde. Confira!

 

A maior parte das pessoas tem uma fruta favorita, que é inserida na dieta do dia a dia, seja no café da manhã, seja na hora do lanche entre refeições. Frutas populares como maçã, banana, laranja, mamão, morango, estão facilmente disponíveis para os brasileiros, praticamente em todas as épocas do ano.

 

É fato que as frutas são ideais para uma dieta balanceada e rica em nutrientes como sais minerais, fibras e vitaminas. Elas saciam a vontade de comer, hidratam o corpo e são fáceis de consumir, sozinhas ou em receitas.

 

Aqui você vai saber um pouco mais sobre a quantidade de calorias ou valor energético presente em cada uma das frutas mais conhecidas, as frutas que ajudam a emagrecer e as que são mais calóricas.

Lista ou tabela de calorias das frutas

Quando se fala em valor energético ou caloria (unidade de medida), significa que é a quantidade de energia química (calor) produzida e armazenada em nosso corpo, após ingestão e processamentos dos alimentos (carboidratos, proteínas, lipídios). Em resumo, é uma unidade de energia gerada após metabolização. Abaixo, confira as calorias (em quilocalorias) das principais frutas:

 

Abacate: 160 Kcal (100g)

Abacaxi: 50 Kcal (80g)

Açaí: 60 a 100 Kcal (100g)

Ameixa: 36 Kcal (100g)

Amora: 35 Kcal (100g)

Banana prata: 55  Kcal (65g)

Banana nanica: 87 Kcal (90g)

Banana da terra: 117 Kcal (100g)

Damasco: 52 Kcal (100g)

Framboesa: 30 Kcal (100g)

Goiaba: 43 Kcal (100g)

Kiwi: 46 Kcal (100g)

Laranja: 47 Kcal (100g)

Limão: 12 Kcal (unidade)

Maçã: 45 Kcal (100g)

Mamão: 36 Kcal (fatia de 100g)

Manga: 60 Kcal (100g)

Maracujá: 28 Kcal (unidade de 50g)

Melão: 19 Kcal (fatia de 70g)

Morango: 45 Kcal (100g)

Melancia: 24 Kcal (fatia de 100g)

Pitanga: 26 Kcal (100g)

Pêra: 68 Kcal (110g)

Pêssego: 63 Kcal (150g)

Tangerina: 50 Kcal (100g)

As frutas menos calóricas para sua dieta

Aponta-se que o melhor horário para ingerir frutas é pela manhã, quando o corpo está iniciando o seu processo de metabolismo e dessa forma, pode processar, ou queimar, melhor a glicose. Quer emagrecer? Tenha sempre opções de frutas no café da manhã.

 

Algumas das frutas menos calóricas e popularmente conhecidas são: kiwi, maçã, pêra, tangerina, melão, melancia, ameixa, morango, abacaxi, mamão, manga, laranja, limão.

Propriedades e benefícios

É preciso observar as propriedades das frutas que se pretende colocar na dieta, principalmente com relação á quantidade de frutose natural, fibras, proteínas, carboidratos, sais minerais e vitaminas.

 

Muitos problemas podem ser evitados e solucionados. Quem nunca teve prisão de ventre e correu para cortar um mamão ou kiwi? Ou o contrário, intestino solto, e ao invés de tomar remédios e refrigerantes (como Coca-Cola), optou pela goiaba?

 

Destaque para a maçã, considerada uma ótima aliada da dieta para emagrecer e para quem tem diabetes, é rica em cálcio e outros sais minerais e vitaminas B, C e E. A fruta dá saciedade e tem propriedades antioxidantes.

 

O abacaxi é ótimo para a saúde, ajuda a controlar a pressão arterial e a dissolver coágulos sanguíneos. Tem vitaminas e sais minerais essenciais para a vida. A ameixa estimula a digestão e é rica em sais minerais e antioxidantes.

As mais calóricas

As frutas ou frutos mais calóricos que se tem conhecimento e que apresentam mais gordura ou açúcar são: abacate, açaí, banana, caqui, coco, pêssego (principalmente em calda), uvas.

 

O abacate é sempre polêmico, pois tem uma gordura nobre que eleva o colesterol (bom), sendo indicado para diabéticos (não tem açúcar), mas é muito calórico. Para quem precisa de fato contar as calorias, essa fruta deve ser consumida com muita moderação. 

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as calorias das frutas, navegue no Dieta e Receitas e confira as dicas de receitas e sucos com frutas.