Saiba como o ovo de codorna pode beneficiar a sua saúde!

Ovo de codorna – Consuma com moderação e obtenha diversos benefícios para a saúde

Conheça os benefícios do ovo de codorna para a sua saúde. Confira!

 

O ovo de codorna é um alimento muito consumido pelos brasileiros, principalmente cozido, acompanhando saladas, molhos e várias receitas. Isso se deve pela farta produção no território brasileiro e por oferecer vários benefícios à saúde, quando consumido com moderação.

 

Mais nutritivo que o ovo de galinha, o ovo de codorna é fonte de proteínas, vitaminas A e B1, fósforo e outros importantes nutrientes. Por isso, é um alimento rejuvenescedor, fornecedor de energia  e que ajuda a manter algumas funções regulares do nosso organismo.

 

Saiba tudo sobre esse pequeno e poderoso alimento, as propriedades e os benefícios para a saúde. Você vai descobrir também como é fácil e rápido cozinhar o ovo de codorna na sua cozinha. 

Propriedades do ovo de codorna

Por conter a molécula retinol (vitamina A) o ovo de codorna é um aliado forte no combate ao envelhecimento da pele e tratamento da acne. Em cada unidade do ovo, há aproximadamente 40mg de Vitamina A.

 

A forma ativa do retinol no corpo humano é em ácido retinoico, substância que ajuda na produção de colágeno, este que é facilmente danificado pela exposição da pele ao sol. Entendeu agora porque a Vitamina A está presente nos principais cremes anti-rugas e em tratamentos estéticos?

 

O ovo de codorna contém também cálcio, cobre, ferro, manganês, fósforo, vitaminas B1, B2, C, D, H. Para quem precisa ingerir Vitamina B1, potássio e ferro, o ovo de codorna tem uma concentração maior desses itens que o ovo de galinha. Por conter essas diversas vitaminas, minerais e proteína é comum esse alimento ser consumido por pessoas com anemia, esportistas e atletas.

 

Ideal para recarregar as energias, pois é mais calórico que o ovo de galinha. Para cada 100g de ovo de codorna há 176 kcal e 12,7g de gordura.

 

Ele é rico em fósforo, mineral que transforma gordura, carboidrato e proteínas em energia, além de exercer funções regulares relacionadas aos ossos e programação genética das células. É recomendada a ingestão (para um adulto) de 700mg de fósforo por dia, em uma unidade de ovo de codorna tem cerca de 112mg. 

Benefícios do ovo de codorna

Conforme falamos, o ovo de codorna concentra importantes vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e por isso deve ser consumido, sem excessos.

 

Os benefícios são muitos, pois ajuda na saúde e renovação das células da pele e dos cabelos (rejuvenescedor), saúde dos ossos, dos olhos (previne problemas oculares como fotofobia e cegueira noturna), do sistema nervoso, do aparelho digestivo (indicado para úlcera estomacal), combater anemias, fornecer mais energia para o dia a dia e atividades esportivas.

 

É ótimo para reforçar nosso sistema imunológico, prevenir infecções e alergias. Na medicina chinesa é usado, por exemplo, para tratar a tuberculose, diabete e asma. E não pára por aqui, o ovo de codorna ajuda a prevenir pedras nos rins e ajuda na produção de serotonina, proporcionando mais bem estar. 

Ovo de codorna e o colesterol

Uma questão polêmica sobre o ovo de codorna é sem dúvida a respeito do colesterol, gordura produzida em nosso organismo, encontrada principalmente em alimentos de origem animal como carnes, leite e ovos.

 

O ovo de codorna tem cerca de 38% mais gorduras que os outros tipos de ovos, e é rico em colesterol. A cada 100g de ovo de codorna (por unidade considere 10g) tem cerca de 500mg de colesterol.

 

A ingestão diária máxima do colesterol recomendada é de 300mg. Logo, em excesso, pode desencadear problemas cardiovasculares. O ovo não faz mal para a saúde, quando é consumido dentro de uma alimentação diária equilibrada.

Como cozinhar o ovo de codorna

Uma dúvida frequente é sobre o tempo de cozimento do ovo de codorna. É preciso lembrar que ele tem cerca de 10 g, ou seja, bem menos que o ovo de galinha, logo o tempo de cozimento é menor também.

 

Então para preparar é muito simples, coloque os ovos de codorna numa panela com água, de preferência filtrada, até cobrí-los, e deixe ferver por 12 a 15 minutos.

 

Após o tempo estimado, coloque-os imediatamente numa vasilha com água fria (se quiser pode ser água filtrada com gelo). Deixe por alguns minutos e pode começar a descascar na vasilha mesmo, você irá perceber que assim fica mais fácil e evita desmanchar.

 

Para retirar a casca, dê um toque leve em alguma superfície dura, um prato por exemplo, e com cuidado comece retirando a casca, mergulhando o ovo na água da vasilha, para facilitar o descarte e a limpeza. Em seguida, com os ovos cozidos e descascados, pode usar em receitas ou ainda fazer uma conserva.

 

Então já sabe, o ovo de codorna é um alimento aliado para a saúde, que traz muitos benefícios e deve ser apreciado sem excessos! Fácil de preparar para as suas receitas e encontrado em feiras e supermercados. Tem alguma dica ou receita com ovo de codorna? Compartilhe aqui com o Dietas e Receitas.