Utilize o picolinato de cromo para diminuir suas medidas. Confira!

emagreça-com-dieta-detox

O picolinato de cromo pode ajudar você a reduzir as suas medidas, pois ele controla a fome e a vontade de comer doces. Veja mais abaixo!

O que é picolinato de cromo?

O cromo é um mineral de extrema importância para o organismo e o picolinato de cromo é a forma que o mineral é melhor metabolizado pelo nosso organismo.

Sua deficiência pode elevar os níveis de glicose no sangue e, posteriormente, ocasionar diabetes  tipo 2, além de elevar colesterol e triglicérides.

Para que serve o picolinato de cromo?

O cromo atua no metabolismo dos carboidratos (ou seja, digestão, absorção, etc.) e potencializa a ação da insulina, controlando picos de glicose no sangue e, consequentemente, a glicemia. Por isso, auxilia a controlar a fome e a vontade de comer doces.

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas responsável por garantir que a glicose presente no sangue seja utilizada pelo organismo, caso contrário, fica na corrente sanguínea e passa a ser eliminada pela urina, posteriormente. A longo prazo, causa Diabetes Mellitus tipo 2.

A carência do cromo pode contribuir para redução da tolerância a glicose e ocorrência de diabetes tipo 2.

Picolinato de cromo auxilia o emagrecimento

Por ajudar a controlar a fome e a vontade de comer doces, alguns profissionais recomendam a suplementação com picolinato de cromo para redução de peso e alteração da composição corporal, como aumento da massa magra.

Vale lembrar que somente isso não é suficiente. Tem que seguir uma alimentação equilibrada e a pratica de exercícios físicos.

Como tomar o picolinato de cromo

Existem diversas formas de consumir o picolinato de cromo. Você pode encontrar o suplemento em farmácias e drogarias de forma isolada ou associado a outros nutrientes.

Caso for consumir de forma isolada, a recomendação é de 1 cápsula de 35mcg ao dia. A nutricionista ou outro profissional da saúde habilitado pode prescrever uma receita para ser feito em farmácias de manipulação e, nesse caso, existe a associação com outros nutrientes.

Alimentos ricos em picolinato de cromo

Podemos também, incluir o cromo naturalmente em nosso cardápio, através dos alimentos que contém esse mineral:

  • Fígado;
  • Ostras e frutos do mar;
  • Carnes em geral;
  • Maçã com casca;
  • Brócolis;
  • Cereais integrais;
  • Nozes

Efeitos colaterais e contraindicação

Por se tratar de um nutriente essencial ao corpo, não existe contraindicação. Mas não deve ser consumido em excesso, pois pode causar danos ao organismo, mesmo no caso de um nutriente tão importante.

Ainda não se sabe ao certo qual é a quantidade máxima de cromo que podemos consumir por dia, porém, alguns profissionais não recomendam ultrapassar as 200mcg. Se o corpo necessita de 35mcg não existe a menor necessidade de ingerir quantidades superiores, uma vez que, esse excesso pode até ser eliminado pelo organismo.

A literatura mostra alguns relatos de efeitos colaterais oriundos da suplementação de picolinato de cromo, dentre eles: dores de cabeça, insônia, diarreia, vômitos, danos hepáticos e insuficiência renal. Por isso, é importante ter o acampamento médico e nutricional antes e durante o uso de qualquer suplemento.