A farinha de mandioca pode ser uma grande aliada da sua dieta. Confira!

Também conhecida como macaxeira ou aipim, a mandioca é uma raiz tipicamente brasileira e possui diversos benefícios para a saúde. Confira!

Conheça os benefícios da farinha de mandioca para a sua saúde. Confira!

Propriedades da mandioca

A mandioca é uma raiz que possui carboidrato e fibras que facilitam a digestão. Este alimento não contém glúten e é rico em vitaminas A, C, B1 e B2.

É mais calórica do que a batata, porém, por conter maior quantidade de fibras prolonga a saciedade, portanto, se consumida em quantidades adequadas, pode estar presente em dietas de emagrecimento.

Formas de consumo da mandioca

  • Cozida: o tempo no fogão varia dependendo da colheita. Algumas demoram mais que outras para cozinhar. É só espetar com um garfo e verificar se já está macia.
  • Farinha: a farinha de mandioca é utilizada como base em diversos tipos de receitas como bolos e farofa, por exemplo.
  • Tapioca: conhecidíssima nos dias de hoje, a tapioca é muito consumida no Brasil.
  • Polvilho: leia o rótulo para saber qual é a melhor opção. Quanto menos industrializado, melhor.
  • Frita: opção menos recomendada de todas por ser extremamente calórica e rica em gorduras, porém, muito consumida no país.

Origem da farinha de mandioca

A farinha de mandioca é produzida a partir do cozimento, secagem e trituração da mandioca, até virar um pó. Ela é amplamente utilizada na culinária brasileira na fabricação de pães, bolos e doces.

A farinha de mandioca emagrece?

Naturalmente sem glúten, a farinha de mandioca é uma ótima opção para as pessoas que não o podem consumir por possuírem a doença celíaca.

Algumas pessoas que não possuem a doença celíaca têm bons resultados ao diminuírem o consumo de glúten para emagrecer, porém, isso ainda é controverso entre os estudiosos. Tais pessoas relatam diminuição de gases e inchaço na região abdominal, além de estarem com o intestino funcionando bem. Por consequência, eliminam alguns quilinhos.

Vale lembrar que uma dieta puramente isenta de glúten não é o suficiente para promover o emagrecimento. Bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos são fundamentais nesse processo.

Dentro de uma dieta equilibrada, a farinha de mandioca pode ser um alimento presente e contribuir para a perda de peso, promovendo saciedade e ajudando a regular o intestino.

Como fazer a farinha de mandioca

Aprenda a fazer a farinha de mandioca em casa, anote essa receita!

Ingredientes:

1kg de mandioca descascada e cortada em cubos

½ litro de água

Preparo:

Em um liquidificador, coloque a mandioca e a água. Bata bem até ficar uma mistura homogênea. Transfira essa mistura para um pano limpo e seco, e esprema bem para sair todo o liquido. Com a parte que sobrou no pano, transfira para uma assadeira, espalhe bem e leve ao forno baixo preaquecido a 100°C por aproximadamente 5 horas, mexendo de vez em quando para não queimar.

E você, já faz uso da farinha de mandioca nas suas receitas? Conte-nos sua experiência!