Conheça a garcinia gambogia e saiba quais benefícios essa planta oferece a sua saúde!

A garcinia cambogia pode te auxiliar no emagrecimento. Confira!

Saiba como consumir a garcinia gambogia e conheça os seus benefícios!

A natureza é a maior fonte de aliados para nossa sobrevivência e bem-estar. Além de nos fornecer água, ar, luz natural e alimentos, ela traz grande quantidade de remédios naturais que podem ser explorados para diversos fins.

E dentre tantos benfeitores, hoje destacaremos a garcinia cambogia uma planta de origem africana que vem ajudando pessoas na hora de combater os indesejáveis quilos extras.

O que é garcinia cambogia?

Conhecida ainda por Malabar Tamarindo, Citrino ou Goraka, essa planta tem suas origens no Sul da África e é facilmente cultivada também na Índia e Extremo Oriente, aproveitando-se geralmente sua casca seca e a polpa do seu fruto. Ela possui formato parecido com uma pequena abóbora e integra a família dos citros, como laranja e limão.

Benefícios da garcinia

A garcinia tem se tornado mais popular em outros países graças ao HCA (ácido hidroxicítrico) presente em seu extrato, um componente capaz de diminuir a quantidade de gordura armazenada no corpo e atuar no aumento da sensação de saciedade para o organismo, reduzindo dessa forma a fome. Tais fatores quando aliados a uma rotina saudável e a prática de exercícios físicos, contribuem significativamente para quem está procurando perder peso.

Além disso, esse alimento apresenta outros benefícios, como a regulagem da absorção de carboidratos no organismo, a ação antioxidante, auxilio em processos anti-inflamatórios, tratamentos de reumatismos e diarreias, atua no fortalecimento da imunidade do organismo e pode ser usada como aromatizante e conservante de alimento.

Como fazer uso deste alimento?

Para fazer uso de todos os seus benefícios, é possível consumir o extrato da garcinia, já que sua fruta in natura não é muito agradável ao paladar. Ou ainda difundir sua polpa em chá junto a outras ervas para que seu gosto fique melhor.

Atualmente o extrato da planta pode ser encontrado como suplemento alimentar em formato de cápsulas ou chá comercializados nas chamadas farmácias de manipulação, em preços acessíveis.

No entanto, vale lembrar que seu uso deve ser preferencialmente orientado por um nutricionista ou fitoterapeuta para que seja definida qual a dosagem correta em cada dieta.

Contra indicações e efeitos colaterais

Apesar de tantos atributos positivos, é necessário atentar-se para algumas contra indicações.

O uso deste alimento não é recomendado para mulheres gestantes ou lactantes e crianças no geral. Além disso, seu uso em proporções descontroladas pode resultar em fortes dores de cabeça, náuseas, problemas estomacais e em alguns casos até mesmo intoxicação.

E você? Tem alguma dica especial para quem está procurando emagrecer e ter uma vida mais saudável? Compartilhe conosco suas sugestões e críticas e ajude-as na busca por qualidade de vida!

Acompanhe, ainda, histórias inspiradoras na sessão: Antes e Depois da Dieta Dukan e veja o que essa dieta tem feito de especial na vida de várias pessoas.