Rica em vitamina C, a goiaba traz muitos benefícios para a sua saúde. Confira!

Saiba quais os benefícios a goiaba traz para a sua saúde. Confira!

A goiaba é uma fruta deliciosa, não engorda e faz super bem para a saúde. Confira!

A goiaba é uma fruta proveniente de uma árvore tipicamente tropical, a goiabeira, e possui o nome cientifico de Psidium guajava. Amplamente consumida no Brasil, possui diversos nutrientes.

Benefícios da goiaba

Por ser um alimento rico em vitamica C, contribui no aumento da imunidade. A fruta também mantém a pressão arterial, aumenta a produção de sangue e é rica em fibras, por estes e outros benefícios é indicada para diabéticos.

Tipos de goiaba

Existem diversos tipos de goiaba. As mais conhecidas no país são a vermelha e a branca. No momento de escolher, prefira aquelas com a casca firme e sem buraquinhos.

 

A goiaba branca possui mais vitamina A e é um pouco mais de calórica do que a vermelha, que é rica em licopeno, um antioxidante muito potente.

Nutrientes da goiaba

  • Vitamina A: essa vitamina já é conhecida e famosa pela sua importância em nossa visão. Além disso, mantém pele e mucosas saudáveis. Também contribui para o crescimento e fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater infecções.
  • Vitamina C: a fruta possui grandes quantidades dessa vitamina conhecida por fortalecer o sistema imunológico. Ajuda o corpo a absorver o ferro, prevenindo o surgimento de anemia ferropriva.
  • Licopeno: é um antioxidante presente na goiaba vermelha. Combate os radicais livres, impede que o colesterol se deposite nos vasos sanguíneos e previne o câncer de próstata.
  • Potássio: famoso por auxiliar o controle da pressão arterial, além de, prevenir cãibras e proteger o músculo cardíaco. Lembrando que para prevenir as cãibras, o potássio deve ser consumido com regularidade.
  • Fibras: as fibras presentes na goiaba são famosas por “prenderem” o intestino e auxiliarem o combate a diarréias. Quem tem o intestino preguiçoso, precisa evitar. Além disso, as fibras ajudam a reduzir o nível de colesterol e promovem saciedade.

Usos da goiaba

  • Coma a fruta in natura, com casca mesmo, pois é onde encontramos a maior concentração de fibras. Lembre-se de higienizá-la.
  • Utilize a fruta no preparo de sucos ou para incrementar a salada de frutas.
  • A goiaba é utilizada no preparo de sobremesas. Aqui no Dieta e Receitas temos sugestões saudáveis pra você.
  • A goiabada cascão pode ser utilizada na fabricação de ketchup.

Goiaba engorda?

A resposta é muito simples: não.

A fruta possui baixa densidade calórica: 100g da fruta possuem apenas 51kcal. Também possui baixa quantidade de gorduras. Além de todos os nutrientes já citados anteriormente. Portanto, a goiaba pode e deve fazer parte de uma alimentação saudável e, assim como qualquer outro alimento, não deve ser consumido de forma exagerada.

Contra indicações da goiaba

Pessoas que possuem uma doença inflamatória no intestino chamada diverticulite não podem consumir a fruta. Além disso, pessoas com prisão de ventre não podem consumir a fruta diariamente, pois, irá agravar o quadro.