A papoula oferece benefícios que você nem imagina para a saúde. Saiba mais!

A papoula traz inúmeros benefícios para a saúde, mas você sabe quais são eles? Confira!

Saiba como a papoula pode ajudar você com o problema da ansiedade. Confira!

 

A medicina não foi mais a mesma após a descoberta da morfina, substância usada para alívio de dores intensas e que é extraída do leite da papoula, mas você sabia que esse não é o único benefício dessa planta?

Tipos de Papoula

Existem três tipos de papoula: a vermelha, a dourada e a sonífera. É do látex dessa planta que é extraído o ópio. As sementes da papoula também produzem as frutas que são a fonte da heroína e da codeína.

Papoula vermelha

É possível consumi-la inteira: sementes, folhas e as pétalas da sua flor.

Ela é bem utilizada na produção de algumas bebidas alcoólicas. Na culinária, o seu óleo é bastante utilizado, mas é necessário cautela, pois o consumo em excesso pode causar dores estomacais.

Papoula sonífera

Essa espécie de papoula, como o nome mesmo já diz, é um sedante muito forte. É dessa planta que se extrai o suco para a produção de heroína, por exemplo.

Em muitos países, são necessário uma autorização especial para poder cultivar essa planta, justamente por suas propriedades narcóticas.

Papoula dourada

Ela é usada no tratamento natural de alguns transtornos psíquicos, como crises de ansiedade e insônia. Quando preparada por infusão, pode aliviar dores de dente, já que as pétalas da papoula têm um efeito analgésico.

Propriedades da papoula

As sementes da papoula são ricas em fósforo, riboflavina, ferro e vitamina B. Ela pode trazer benefícios para inúmeros problemas, como queimaduras e diarreia. Também é rica em fibras e contém ácidos graxos, melhorando assim a digestão.

Boa notícia para homens e mulheres: ela é considerada um afrodisíaco natural.

As sementes também reduzem a absorção de cálcio pelo organismo, que quando cristalizados cria um tipo de pedra no rim. Por isso, elas são consideradas benéficas na prevenção de pedras no rim.

A papoula também contém alcaloides de ação sedativa, por isso ela é recomendada para quem tem problemas com sono.

Papoula na culinária

As sementes de papoula também são muito utilizadas na culinária, principalmente em molhos para saladas e assados. Suas pétalas também são comumente usadas em saladas. Ela também pode ser usada na produção de biscoitos, pães, bolos e como complemento em saladas de frutas.

Papoula por infusão

Use 6 pétalas de papoula para cada xícara de água. Depois que a água ferver, desligue o forno e coloque as pétalas na água, deixando descansar por 10 minutos.

Contraindicações

Como tudo na vida, o ideal é que a papoula seja consumida com moderação e é de extrema importância que o seu médico seja consultado antes, para lhe indicar a melhor forma de uso e também a quantidade ideal.

Ela possui efeitos narcóticos e hipnóticos, por isso o seu uso prolongado não é indicado. Além disso, a morfina pode causar dependência.

Não é recomendado para mulheres grávidas.